Your browser doesn't support javascript.

BVS CLAP/SMR-OPAS/OMS

Centro Latino Americano de Perinatologia, Saúde da Mulher e Reprodutiva

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acolhimento e satisfação do usuário na estratégia de saúde da família: uma experiência de êxito / Embracement and satisfaction of the user in the family health strategy: a successful experience

Sena, Andrea Lara Costa; Ferreira, Larissa Novaes; Oliveira, Raquel Santos de; Kozmhinsky, Veronica Maria da Rocha.
Rev. APS ; 18(2)jun. 15.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-784443

Objetivo:

analisar a satisfação dos usuários de uma Unidadede Saúde da Família (USF) após a implantação doacolhimento.

Métodos:

estudo descritivo com abordagemqualitativa, realizado em uma Unidade de Saúde daFamília, Recife - PE, Brasil. Participaram 9 usuários doserviço, estabelecendo-se como critérios de inclusão idadeigual ou superior a 18 anos, ter sido atendido na referidaUSF antes e após a implantação do acolhimento, alémda participação voluntária. A coleta de dados ocorreu, emmarço de 2013, por meio da técnica do grupo focal. Osdados coletados foram analisados conforme a técnica deAnálise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

os usuários,de um modo geral, demonstraram estar satisfeitos como acolhimento realizado pela equipe de saúde da referidaUSF, e com as mudanças decorrentes da implantação destadiretriz da Política de Humanização da Saúde no servi-ço utilizado por eles, principalmente no que diz respeitoà resolutividade, acesso e reorganização do processo detrabalho.

Conclusão:

os usuários apresentaram uma visãolimitada do que vem a ser o acolhimento e de sua amplacapacidade de prover o cuidar. Porém, a avaliação de satisfaçãodestes com o acolhimento e o serviço de saúde é defundamental importância para a melhoria da assistência àsaúde prestada.
Biblioteca responsável: BR378.1