Your browser doesn't support javascript.
loading
[Nonclinical support workers of a reference hospital in Bahia, Brazil, as being essential and invisible in the face of COVID-19]. / Trabalhadores de apoio de um hospital de referência na Bahia, Brasil, no enfrentamento da COVID-19: essenciais e invisíveis.
Carvalho, Emily Lima; Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer; Teixeira, Ana Maria Freitas; Lima, Mônica Angelim Gomes de; Coulon, Alain Lucien Louis.
Afiliação
  • Carvalho EL; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. R. Basílio da Gama s/nº, Campus Universitário Canela. 40.110-040 Salvador BA Brasil. emily_lima_carvalho@hotmail.com.
  • Castellanos MEP; Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia. Salvador BA Brasil.
  • Teixeira AMF; Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Santo Amaro BA Brasil.
  • Lima MAG; Departamento de Medicina Preventiva e Social, Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Salvador BA Brasil.
  • Coulon ALL; Ciências da Educação, Universidade Paris 8. Paris França.
Cien Saude Colet ; 28(5): 1355-1364, 2023 May.
Article em Pt | MEDLINE | ID: mdl-37194870
RESUMO
No contexto do trabalho hospitalar durante a COVID-19, é preciso reconhecer que as atividades de apoio exercidas por maqueiros, agentes de limpeza e auxiliares administrativos são imprescindíveis para o processo de trabalho. Este artigo analisou resultados de uma etapa exploratória de uma pesquisa ampla com esses trabalhadores dentro de uma unidade hospitalar referência para COVID-19 no estado da Bahia. Foram selecionadas três entrevistas semiestruturadas produzidas a partir da perspectiva do "fazer falar" sobre o trabalho, utilizando pressupostos da etnometodologia e da ergonomia. A análise incidiu sobre as atividades de trabalho de um maqueiro, um agente de limpeza e uma auxiliar administrativa, problematizadas a partir da díade essencialidade-invisibilidade. O estudo demonstrou que esses trabalhadores são invisibilizados pela desvalorização social de suas atividades e nível de escolaridade e resistem apesar das circunstâncias e do sobretrabalho; e evidenciou a essencialidade desses serviços pela interdependência entre o trabalho de apoio e o trabalho assistencial e suas contribuições para a segurança do paciente e da equipe. Conclui-se que é necessário criar estratégias para que esses trabalhadores sejam valorizados social, financeira e institucionalmente.
Assuntos

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: COVID-19 Tipo de estudo: Qualitative_research Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article

Texto completo: 1 Coleções: 01-internacional Base de dados: MEDLINE Assunto principal: COVID-19 Tipo de estudo: Qualitative_research Limite: Humans País/Região como assunto: America do sul / Brasil Idioma: Pt Revista: Cien Saude Colet Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article