Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação de um ano do projeto Mais Médicos para o Brasil nos municípios do Vale do Ribeira, SP sob a ótica de gestores de saúde, médicos, supervisores e por indicadores da atenção básica

Junqueira, Fábio Miranda.
Projetos de Pesquisa em Português | Pesquisas PMM | Finalizada | ID: pesqpmm-68
Instituição do pesquisador: Não Universitária
Nome da instituição: Não informada
Resumo: Os procedimentos de pesquisa do presente trabalho se dão em duas etapas. A primeira etapa consiste no levantamento de dados estatísticos a partir do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), disponibilizado on-line. O SIAB é um sistema desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica usando como foco central a Estratégia de Saúde da Família (ESF). É por meio das informações coletadas pelo software do SIAB que o Ministério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Este sistema é parte necessária da ESF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, é uma importante ferramenta para traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe. Nesse trabalho, serão levantados os dados de Situação da Saúde, referentes aos anos de 2013 e 2014, contidos no setor de Informações Estatísticas do site. Após a coleta dos dados citados, os mesmos serão analisados e confrontados. Já a segunda etapa visa avaliar qualitativamente o PMMB do ponto de vista do gestor de saúde referente aos municípios pesquisados; do ponto de vista do médico participante; e por último, do ponto de vista do supervisor do programa. Essa avaliação ocorrerá pela aplicação de diferentes questionários [anexo 1, anexo 2 e anexo 3], apresentados a seguir, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Objetivos: 2.1) Objetivos Gerais• Rever a literatura acerca de estratégias de saúde coletiva e melhoria do serviço de saúde publica;• Analisar o impacto do Projeto Mais Médicos Para o Brasil nos municípios da região do Vale do Ribeira os quais receberam médicos participantes do programa.2.2) Objetivos Específicos• Analisar estatisticamente índices de saúde infantil antes e depois da implementação do Projeto Mais Médicos Para o Brasil no Vale do Ribeira;• Analisar estatisticamente índices de saúde gestacional antes e depois da implementação do Projeto Mais Médicos Para o Brasil no Vale do Ribeira;• Analisar estatisticamente causas sensíveis à atenção primária antes e depois da implementação do Projeto Mais Médicos Para o Brasil no Vale do Ribeira;• Analisar a satisfação do médico credenciado, do supervisor/tutor e do gestor em relação ao Projeto Mais Médicos Para o Brasil na Região do Vale do Ribeira;• Analisar a empatia, resilência, qualidade de vida e Síndrome de Burnout nos médicos participantes do Projeto Mais Médicos Para o Brasil no Vale do Ribeira;• Analisar a disponibilidade de infraestrutura na saúde antes e depois da implementação do Projeto Mais Médicos Para o Brasil no Vale do Ribeira do ponto de vista do gestor.
Tipo de pesquisa: Observacional
Abrangência: Regional
Região: Sudeste
Cidade / Município: Vale do Ribeira
Estado: São Paulo
País: Brasil
Data de início: 15/01/2015
Data provável de finalização da pesquisa: 01/12/2015
Data de finalização da pesquisa: 01/12/2015
Equipe de pesquisadores: Junqueira, Fabio Miranda; Rocha, Maria Carolina Pereira da; Silva, Bruna Pontes da; Stockmann, Denise;
Fonte de Financiamento: Não governamental
Taxonomia PMM: Avaliação de Serviços
Os procedimentos de pesquisa do presente trabalho se dão em duas etapas. A primeira etapa consiste no levantamento de dados estatísticos a partir do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), disponibilizado on-line.  O SIAB é um sistema desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica usando como foco central a Estratégia de Saúde da Família (ESF). É por meio das informações coletadas pelo software do SIAB que o Ministério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Este sistema é parte necessária da ESF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, é uma importante ferramenta para traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe.  Nesse trabalho, serão levantados os dados de Situação da Saúde, referentes aos anos de 2013 e 2014, contidos no setor de Informações Estatísticas do site. Após a coleta dos dados citados, os mesmos serão analisados e confrontados. Já a segunda etapa visa avaliar qualitativamente o PMMB do ponto de vista do gestor de saúde referente aos municípios pesquisados; do ponto de vista do médico participante; e por último, do ponto de vista do supervisor do programa. Essa avaliação ocorrerá pela aplicação de diferentes questionários [anexo 1, anexo 2 e anexo 3], apresentados a seguir, juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).