Your browser doesn't support javascript.

Plataforma de Conhecimentos

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação interprofissional para o trabalho em equipe: uma análise a partir das equipes de Saúde da Família com médicos integrantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil

Freire Filho, José Rodrigues.
Projetos de Pesquisa em Português | Pesquisas PMM | Em andamento | ID: pesqpmm-70
Instituição do pesquisador: Universitária
Nome da instituição (Universidade): Universidade de São Paulo
Nome da instituição (Faculdade): Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Nome da instituição (Departamento): Departamento de Medicina Social
Resumo: Pesquisa descritiva e exploratória, cujos cenários de estudo são os territórios de saúde sob a atuação das instituições supervisoras do PMMB no estado de Minas Gerais, Brasil. Os sujeitos serão os médicos integrantes do PMMB do estado de MG (n=20), os tutores e supervisores (n= 12) e profissionais das equipes as quais os médicos participantes do projeto estão vinculados (n= 100). Os dados serão coletados por grupos focais, aplicação de questionário semiestruturado e entrevistas em profundidade; e serão analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática categorial. Para os tutores, supervisores e médicos haverá entrevista e aplicação de questionário e para os demais profissionais serão realizados grupos focais e aplicação de questionário.
Objetivos: explorar as contribuições das ações formativas no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB) para a reorientação das ações pedagógicas e das práticas de saúde, a partir dos referenciais teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional e do trabalho colaborativo em saúde.
Tipo de pesquisa: Observacional
Abrangência: Estadual
Região: Sudeste
Cidade / Município: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais
País: Brasil
Data de início: 02/02/2015
Data provável de finalização da pesquisa: 01/12/2015
Data de finalização da pesquisa: 01/12/2015
Equipe de pesquisadores: Equipe da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, do Departamento de Medicina Social da Universidade de São Paulo.
Fonte de Financiamento: Governamental
Taxonomia PMM: Formação Interprofissional
Pesquisa descritiva e exploratória, cujos cenários de estudo são os territórios de saúde sob a atuação das instituições supervisoras do PMMB no estado de Minas Gerais, Brasil. Os sujeitos serão os médicos integrantes do PMMB do estado de MG (n=20), os tutores e supervisores (n= 12) e profissionais das equipes as quais os médicos participantes do projeto estão vinculados (n= 100). Os dados serão coletados por grupos focais, aplicação de questionário semiestruturado e entrevistas em profundidade; e serão analisados por estatística descritiva e análise de conteúdo temática categorial. Para os tutores, supervisores e médicos haverá entrevista e aplicação de questionário e para os demais profissionais serão realizados grupos focais e aplicação de questionário.O estudo será desenvolvido na Macrorregião Sul do estado de Minas Gerais, especificamente na Microrregião de Saúde de Passos/Piumhi, que, de acordo com o Plano Diretor de Regionalização (PDR), é composta por 18 municípios, e pertencente à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos.