Your browser doesn't support javascript.
loading
Mudanças percebidas pelos usuários durante o tratamento no serviço de Psicologia e Psiquiatria em uma Unidade Básica de Saúde no município de São Paulo / Changes perceived by users during treatment in the Psychology and Psychiatry service in a Basic Health Unit in the city of São Paulo
São Paulo; s.n; 20210519. 101 p.
Thesis in Portuguese | LILACS, BBO - Dentistry | ID: biblio-1369430
Responsible library: BR97.1
RESUMO

Introdução:

produzir cuidados em saúde mental é oferecer possibilidades para que os usuários em sofrimento psíquico se percebam não apenas como coadjuvantes, mas, como protagonista do seu processo de transformação. A Atenção Primária à Saúde enquanto porta de entrada para o Sistema Único de Saúde deve acolher as necessidades das pessoas em sofrimento psíquico e produzir medidas resolutivas para essas demandas. A mesma se configura como campo importante de produção de cuidados em saúde mental e vem sendo solicitada desde a implantação da Rede de Atenção Psicossocial.

Objetivo:

Analisar as mudanças percebidas pelos usuários durante o tratamento no serviço de psicologia e psiquiatria em uma Unidade Básica de Saúde do município de São Paulo.

Método:

pesquisa quantitativa, transversal, descritiva e exploratória, conduzida em uma Unidade Básica de Saúde do Município de São Paulo. A amostra de conveniência foi constituída por 120 usuários com idade superior a 18 anos e em tratamento nos serviços de Psicologia e Psiquiatria de no mínimo 12 meses. A coleta foi realizada de 16 de março a 17 de abril de 2020. Foi utilizada a Escala de Mudanças Percebidas e questionário sociodemográfico e clínico. As variáveis dependentes foram problemas pessoais, humor, estabilidade emocional, confiança, interesse pela vida, capacidade de suportar situações difíceis, convivência com a família, convivência com amigos, com outras pessoas, interesse por trabalhar as mudanças percebidas com o serviço de saúde, obtidas através do cálculo médio da EMP após o início de tratamento na UBS (para o caso de análise univariada e múltipla de correlação com a mudança percebida); as variáveis independentes foram características do perfil sociodemográfico e clínico dos usuários atendidos na UBS, tempo de tratamento, histórico de internação, quantidade de internações, uso de psicotrópicos, tratamentos em outros equipamentos de saúde, no serviço de psicologia e psiquiatria da UBS, acompanhamento por outras especialidade de saúde, existência de outras doenças além do transtorno psiquiátrico, participação em atividades de promoção em saúde, frequência de consultas e retornos da psicologia. Realizou-se análise descritiva, univariada e múltipla por meio de Regressão Linear Múltipla com nível de significância de 5%. A suposição acerca da normalidade da variável dependente foi comprovada por teste de Normalidade de Kolmogorov-Smirnov. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (Protocolo N.º 3.389.518).

Resultados:

Da amostra (n=120) são do sexo feminino (70%), casada (3,5%), ensino médio completo (42,5%) e média de idade de 55,9 anos. As variáveis independentes número de filhos (p=0,021) e viver com outros (p= 0,042) apresentaram correlação com a mudança percebida. Pela análise múltipla, a variável que corresponde à vive atualmente com outros (0,197) tem maior percepção de mudança. Viver com o cônjuge (-0,146) não se considera preparado para alta do serviço de psiquiatria (-0,231), às vezes segue a prescrição médica (-0,166), tem familiares com sofrimento psíquico ou transtorno mental (-0,293), com destaque para o fato de que todas as variáveis têm menor percepção de mudança. A distribuição de normalidade mostrou que há pouca mudança percebida em relação aos processos de tratamentos (r2=0,212), ou seja, 21,2% dos entrevistados apresentaram mudança percebida.

Conclusão:

As variáveis que contribuem positivamente para melhor percepção de mudança são não fazer uso de psicotrópico, viver com outras pessoas, não ter histórico de tratamento psiquiátrico e psicológico, não ter familiares em sofrimento psíquico/transtorno mental, não passar em tratamento psiquiátrico e fazer apenas tratamento psicológico; e as que contribuem para menor percepção de mudança foram viver com cônjuges, não se sentir preparado para alta psiquiátrica, não seguir e/ou às vezes seguir a prescrição médica e ter familiares em sofrimento psíquico/transtorno mental.
Subject(s)
Full text: Available Collection: International databases Database: BBO - Dentistry / LILACS Main subject: Primary Health Care Type of study: Practice guideline Aspects: Ethical aspects Language: Portuguese Year: 2021 Document type: Thesis
Full text: Available Collection: International databases Database: BBO - Dentistry / LILACS Main subject: Primary Health Care Type of study: Practice guideline Aspects: Ethical aspects Language: Portuguese Year: 2021 Document type: Thesis
...