Taquiarritmias supraventriculares no feto. Experiência de uma unidade de referência em cardiologia fetal / Fetal supraventricular Tachyarrhythmias. Experience of a fetal cardiology reference center
Arq. bras. cardiol
; Arq. bras. cardiol;70(5): 337-40, maio 1998. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-218487
Responsible library:
BR44.1
RESUMO
OBJETIVO:
Avaliar a forma de apresentaçäo, diagnóstico e tratamento das taquiarritmias supraventriculares fetais, através do relato de uma série de casos acompanhados em um centro terciário de cardiologia fetal.MÉTODOS:
Säo descritos 25 casos de taquiarritmia supraventricular diagnosticados intra-útero, no período de janeiro/89 a outubro/97, em uma populaçäo compreendendo 3117 gestantes.RESULTADOS:
Foram diagnosticados 17 casos taquiarritmia supraventricular e 8 casos de flutter atrial fetal. As idades gestacionais variam de 26 a 40 semanas. Doze fetos apresentavam hidropisia no momento do diagnóstico (6 com taquicardia supraventricular (TSV) e 6 com flutter atrial). Quatro fetos com TSV apresentavam cardiopatias estruturais (dois casos de anomalia de Ebstein e dois com comunicaçäo interventricular). Todos os fetos foram internados na Unidade de Cardiologia Fetal para monitorizaçäo e tratamento. Entre os 17 fetos com TSV, 12 apresentaram reversäo da arritmia após administraçäo de digoxina, mas esta medida näo foi eficaz em nenhum paciente com flutter. Dois pacientes com TSV e seis com necessitaram interrupçäo da gestaçäo para cardioversäo elétrica pós-natal. A mortalidade foi de 3/17 no grupo da TSV (incluindo dois pacientes com anomalia de Ebstein) e de 0/8 no grupo com flutter.CONCLUSÄO:
As taquiarritmias supraventriculares fetais säo enventos raros na populaçäo geral. Entretanto, podem provocar insuficiência cardíaca e óbito intrauterino. Como a resposta ao tratamento é satisfatória, tornam-se de extrema importância o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Tachycardia, Supraventricular
/
Fetal Diseases
/
Anti-Arrhythmia Agents
Type of study:
Diagnostic_studies
/
Screening_studies
Limits:
Female
/
Humans
/
Pregnancy
Language:
Pt
Journal:
Arq. bras. cardiol
Journal subject:
CARDIOLOGIA
Year:
1998
Document type:
Article
Country of publication:
Brazil