Uso de membrana amniótica no tratamento de complicaçöes pós-trabeculectomia / Amniotic membrane in the treatment of post-trabeculectomy complications
Arq. bras. oftalmol
; Arq. bras. oftalmol;64(5): 437-441, set.-out. 2001. ilus, tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-299972
Responsible library:
BR1.2
RESUMO
Métodos:
Quatro olhos de 4 pacientes que apresentavam complicaçöes pós-trabeculectomia com mitomicina-A (vazamento de humor aquoso com teste de Seidel +, 3 olhos, e bolha hiperfiltrante, 1 olho) foram submetidos à cirurgia para reconstruçäo da bolha filtrante com uso de membrana amniótica.Resultados:
A média do tempo de seguimento foi de 5,75 meses (variaçäo de 2 a 9 meses). Conseguiu-se resoluçäo do quadro em todos os casos, sendo que em 1 caso necessitou-se de aplicaçäo de cola e lente de contato para resoluçäo do quadro. Em média, a epitelizaçäo ocorreu em 14,75 dias (variaçäo de 8 a 21 dias). A acuidade visual melhorou em apenas 1 paciente e manteve-se inalterada nos outros 3 casos. Após as cirurgias, a pressäo intra-ocular manteve-se sob controle com uso de medicaçäo antiglaucomatosa tópica em todos os pacientes.Conclusäo:
O uso de membrana amniótica constitui uma opçäo viável para o tratamento do vazamento do humor aquoso e bolha hiperfiltrante pós-trabeculectomia resistentes ao tratamento convencional. Mais casos säo necessários para melhor avaliar e refinar a técnica operatória.
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Postoperative Complications
/
Biological Dressings
/
Trabeculectomy
/
Mitomycin
Limits:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Language:
Pt
Journal:
Arq. bras. oftalmol
Journal subject:
OFTALMOLOGIA
Year:
2001
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil