Estudo comparativo dos mecanorreceptores dos discos intervertebrais normais e do degenerados da coluna lombar de humanos pela radiografia, ressonância magnética e estudo anatomopatológico / Study in the mechanoreceptors in the intervertebral discs normal and degenerative in the lumbar spine humans
São Paulo; s.n; 2005. [108] p.
Thesis
in Pt
| LILACS
| ID: lil-436874
Responsible library:
BR1.2
Localization: BR1.2; 9464
RESUMO
Objetivo:
O autor fez um estudo da coluna lombar de humanos, objetivando avaliar e determinar os diferentes tipos de fibras nervosas no disco intervertebral normal e no degenerado. Material emétodos:
Foram usadas dez colunas lombares de cadáveres com aproximadamente 48 a 72 horas de óbito. As peças foram submetidas a exames de radiografia simples e ressonância magnética. Após os exames, os discos foram classificados em normais e degenerados, utilizando a classificação de Christian et al (2001). Em seguida, foram dissecados, divididos em regiões anterior e posterior, incluídos em parafina e realizado estudo de imuno-histoquímica com a proteína S100. Com o auxílio de um programa de computador Image-Pro Plus (media cybemetics)®, as fibras nervosas tiveram seu diâmetro medidos em micrômetros e classificadas em quatro tipos de fibras, de acordo com classificação de Freeman, Wyke (1967).Resultados:
Foram encontrados quatro tipos de fibras nervosas nas diferentes regiões discais. O número e o tipo de fibras variaram de acordo com a região e grau de degeneração do disco intervertebral.Conclusões:
Concluiu-se que as fibras do tipo III são mais freqüentes na região anterior; as fibras dos tipos II e IV são mais freqüentes na região posterior, e as fibras do tipo I não apresentaram diferenças entre a região anterior e a posterior; além disso, o disco degenerado tem mais fibras nervosas que o disco normal.
Search on Google
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Spine
/
Comparative Study
/
Magnetic Resonance Spectroscopy
/
Intervertebral Disc
/
Mechanoreceptors
Language:
Pt
Year:
2005
Document type:
Thesis
Country of publication:
Brazil