Avaliação do tempo de ativação do ventrículo esquerdo, e da duração do QRS a partir de diferentes sítios de estimulação do ventrículo direito em corações normais / Evaluation of the activation time of the left ventricle, electrical axis of the heart and the QRS duration from different stimulation sites of the right ventricle in normal hearts
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm
; 24(4): 256-263, out.-dez. 2011. tab
Article
in Pt
| LILACS
| ID: lil-610050
Responsible library:
BR44.1
RESUMO
Objetivo:
Aferir qual dentre os sítios de estimulação do ventrículo direito (VD) causa menor atraso na ativação do ventrículo esquerdo (VE), menor alteração no eixo elétrico e menor aumento na duração do QRS, em pacientes com coração normal.Método:
Trinta e um pacientes com coração normal, idade de 39,3 ± 17 anos, 11 dos quais do sexo masculino, foram submetidos a procedimentos ablativos e tiveram avaliados o eletrocardiograma (ECG) e os eletrogramas intracavitários da base do VE, durante o ritmo sinusal e a estimulação dos sítios do VD para-hissiano (PH), inferomedial (IM), médiosseptal (MS), no ápex (AP) e na via de saída (VS). O tempo de ativação da base do VE foi avaliado a partir do início da espícula de estimulação até a deflexão maior e mais rápida a cruzar a linha de base do eletrograma registrado mais tardiamente na base do VE. O eixo elétrico e a duração do QRS foram avaliados por meio do ECG.Resultados:
A duração do QRS foi significativamente menor na estimulação PH em relação aos outros sítios (p<0,05). O eixo elétrico não apresentou diferenças na estimulação PH e MS em relação ao ritmo sinusal (p>0,05). Entretanto, houve diferença significativa nas outras regiões. O tempo de ativação da base de VE apresentou diferenças significativas em todas as regiões em relação ao ritmo sinusal, que foram menores na estimulação PH e significativas nas demais regiões (p<0,05).Conclusão:
a estimulação na região PH apresentou as menores alterações em relação ao ritmo sinusal no que diz respeito a duração do QRS, eixo elétrico e tempo de ativação da base de VE, sugerindo que esse sítio é o que provoca menores alterações elétricas no coração durante a estimulação cardíaca artificial. A estimulação AP apresentou as maiores alterações em relação ao ritmo de base.
Full text:
1
Collection:
01-internacional
Database:
LILACS
Main subject:
Pacemaker, Artificial
/
Bradycardia
/
Cardiac Pacing, Artificial
Limits:
Adult
/
Female
/
Humans
/
Male
Language:
Pt
Journal:
RELAMPA, Rev. Lat.-Am. Marcapasso Arritm
Journal subject:
CARDIOLOGIA
Year:
2011
Document type:
Article
Affiliation country:
Brazil
Country of publication:
Brazil