Your browser doesn't support javascript.
loading
Oncocitomas de glândulas salivares / Salivary glands oncocytoma
Gomes Casali, Thais; Porcaro Salles, José Maria; Arantes Soares, João Marcos; de Andrade Souza, Alexandre; Meyer de Moraes, Gustavo.
Affiliation
  • Gomes Casali, Thais; Residência de Cirurgia Geral do HC - UFMG. Médica Residente de Cirurgia Geral do HC ? UFMG..
  • Porcaro Salles, José Maria; Mestre. Coordenador do Grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFMG..
  • Arantes Soares, João Marcos; Mestre e Doutor em Cirurgia. Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São João Del-Rey.
  • de Andrade Souza, Alexandre; Mestre em Cirurgia pela UFMG. Membro do Grupo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital da Baleia.
  • Meyer de Moraes, Gustavo; Mestre em Cirurgia pela UFMG. Membro da Equipe de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Alfa de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Médico Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela SBCCP.
Rev. bras. cir. cabeça pescoço ; 41(3)jul.-set. 2012.
Article in Pt | LILACS-Express | LILACS | ID: lil-652193
Responsible library: BR1.1
RESUMO

Introdução:

Oncocitoma de glândulas salivares (OGS) é tumorbenigno raro das glândulas salivares, correspondendo a 1%dessas neoplasias. Aparece em geral após a sexta década de vida,sem preferência entre os sexos. Em 80% dos casos, localiza-sena glândula parótida. Material e

Método:

Apresentamos análiseretrospectiva de cinco pacientes com diagnóstico de OGS, sendoquatro em parótida e um em glândula submandibular, operadosnos últimos 13 anos em nosso serviço.

Resultados:

Todos foramsubmetidos à ressecção total da glândula. Há três pacientes comcinco a treze anos de seguimento, um operado há 10 meses, eum operado há quatro meses. Nenhum deles apresentou recidivaaté o momento. Comentários finais O tratamento dos OGS écirúrgico e consiste na retirada do tumor com margens cirúrgicaslivres. A recidiva atinge índices de 30%, devido à excisãoincompleta do tumor ou à multifocalidade, o que demonstra aimportância do acompanhamento periódico dos pacientes.
Key words
Search on Google
Collection: 01-internacional Database: LILACS Language: Pt Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2012 Document type: Article Affiliation country: Brazil
Search on Google
Collection: 01-internacional Database: LILACS Language: Pt Journal: Rev. bras. cir. cabeça pescoço Year: 2012 Document type: Article Affiliation country: Brazil
...