Your browser doesn't support javascript.
loading
Educação Popular em Saúde traçando linhas de conhecimento em Ilhabela: ferramentas de Análise Institucional desenhando processos de trabalho / Popular Health Education building knowledge lines in Ilhabela: Institutional Analysis tools designing work processes
São Paulo; s.n; 20200000. 279 p.
Tesis en Portugués | LILACS, BBO - Odontología | ID: biblio-1119575
Biblioteca responsable: BR97.1
RESUMO
A compreensão do fenômeno -educar? na composição de uma vida saudável, integra cada vez mais a condição necessária da formação do indivíduo. As estratégias para viabilizar ações de promoção da saúde são reorganizadas nos serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária em Saúde. O governo, instituições e grupos comunitários passam a ser determinantes para garantir a atenção à saúde. A visualização brasileira desse contexto carece de uma apropriação do lado teórico para o prático, e as políticas públicas devem direcionar programas, planos e projetos nesse sentido. O projeto -Professor Saúde?, em Ilhabela, foi executado no decorrer do ano de 2017 e desenvolvido pela equipe Salmão da Unidade Básica de Saúde da Água Branca e a escola José Benedito de Moraes, seguindo o Projeto Político-Pedagógico, onde a interação profissional de saúde, da educação, educandos e responsáveis foi conjugada em atividades educativas na unidade escolar conforme as demandas indicadas pelo Conselho Escolar e educadores. Durante as atividades de Educação Popular em Saúde (EPS) foi construído um Portfólio Reflexivo Coletivo com relatos e indicações dos sujeitos envolvidos direta ou indiretamente no projeto. Foram inseridos 14 profissionais da Secretaria de Saúde e um membro do Conselho Municipal Sobre Drogas em 14 atividades/temas no período letivo, com três tipos de público alvo professores, responsáveis e educandos. A experiência adquirida nesse processo de trabalho fomentou no presente projeto de pesquisa.

Objetivo:

identificar processos de EPS em busca da integralidade da assistência na atenção à saúde, nas opções pedagógicas, ideias e inovações, nas atribuições dos profissionais de saúde, a parceria intersetorial da Educação e Saúde e a vinculação à construção do potencial emancipatório do conhecimento popular do processo saúde-doença.

Metodologia:

foi empregada uma pesquisa qualitativa através de uma Análise Institucional em métodos de entrevistas individuais com um roteiro de perguntas semiestruturadas, abertas. Com uma amostragem por conveniência de 27 sujeitos, sendo dezoito da Saúde e nove da Educação, o método Análise de Discurso foi empregado para as análises das entrevistas, enquanto a Análise Temática de Conteúdo interpretou as representações do Portfólio Reflexivo Coletivo.

Resultados:

foi evidenciada uma fragilidade na concepção de políticas públicas na prevenção de doenças e promoção à saúde no município de Ilhabela. Dentre as causas para esta fragilidade destaca-se (i) a falta de interação das pastas da Educação e da Saúde; (ii) o fraco conhecimento da população sobre sua saúde e sua consequente vulnerabilidade; (iii) as poucas ideias e inovações sobre o tema educar em saúde; (iv) a pseudo-realização do cumprimento das atribuições profissionais em conhecimento das demandas de saúde da comunidade e; (v) diversos entraves da execução de processos educacionais, embora haja um início de apropriação da questão educacional.

Conclusão:

a observação da reprodução de um modelo fragmentado e difundido com a leitura biomédica começa a ser repensado em transformações, em exemplos e envolvimentos de atenção à saúde e formulação de políticas públicas de saúde institucionais. Esse caminho foi apresentado para viabilizar a mudança de antigos paradigmas. As várias ações e intervenções executadas durante esta pesquisa fomentou em uma Análise Institucional de um processo reflexivo de profissionais da saúde relacionado ao educar em saúde. Um produto na forma de uma lei municipal intitulada -Atenção à Saúde nas Escolas? foi elaborado e desenvolvido pelo pesquisador e aprovado pela Câmara Municipal de Ilhabela durante esse projeto.
Asunto(s)
Texto completo: Disponible Colección: Bases de datos internacionales Contexto en salud: Agenda de Salud Sostenible para las Américas Problema de salud: Objetivo 3: Recursos humanos para la salud Base de datos: BBO - Odontología / LILACS Asunto principal: Atención Primaria de Salud Tipo de estudio: Investigación cualitativa Idioma: Portugués Año: 2020 Tipo del documento: Tesis
Texto completo: Disponible Colección: Bases de datos internacionales Contexto en salud: Agenda de Salud Sostenible para las Américas Problema de salud: Objetivo 3: Recursos humanos para la salud Base de datos: BBO - Odontología / LILACS Asunto principal: Atención Primaria de Salud Tipo de estudio: Investigación cualitativa Idioma: Portugués Año: 2020 Tipo del documento: Tesis
...