Your browser doesn't support javascript.
loading
Singularização dos cuidados de pessoas trans durante o envelhecimento: sugestões de prevenção e controle de riscos e agravos / Singularization of care for trans people during aging: suggestions for preventing and controlling risks and injuries
Gois, Ísis; Krüger, Alícia; Ferreira, João Guimarães; Lima, Camillo de Souza Miranda; Correia, Isabela Luísa Gonçalves; Vasco, Matheus Brandão; Rocha, Natalia Tenore; Silva, Magnus R. Dias da.
Afiliación
  • Gois, Ísis; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Krüger, Alícia; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Ferreira, João Guimarães; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Lima, Camillo de Souza Miranda; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Correia, Isabela Luísa Gonçalves; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Vasco, Matheus Brandão; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Rocha, Natalia Tenore; Universidade Federal de São Paulo. BR
  • Silva, Magnus R. Dias da; Universidade Federal de São Paulo. BR
Article en Pt | CONASS, ColecionaSUS, SES-SP, SESSP-CTDPROD, SES-SP | ID: biblio-1512117
Biblioteca responsable: BR91.2
Ubicación: BR91.2; P
RESUMO

Introdução:

Estima-se que a população trans idosa também tenha crescido com base no aumento da população idosa acima de 60 anos segundo o IBGE em 2021. Além disso, pessoas trans e travestis possuem vivências diversificadas com relação à saúde sexual e aos recursos para modificação corporal.

Metodologia:

Trata-se de um relato de experiência sobre as principais demandas de saúde das pessoas trans idosas atendidas pelo ambulatório do Núcleo TransUnifesp (NTU), ressaltando-se os manejos específicos ofertados e elaborados a partir da prática de cuidado desenvolvida por uma equipe de saúde especializada.

Resultados:

Observou-se que 1,92% das 260 pessoas trans cadastradas no NTU tinham idade acima dos 60 anos. Dentre as principais demandas, destacamos 1) a busca pelo acompanhamento especializado, 2) a necessidade de apoio psicossocial, 3) manter o uso de hormônios de maneira segura, 4) conseguir relatórios multiprofissionais para cirurgias, 5) laserterapia para epilação e, 6) ampliar o acompanhamento em saúde integral, tais como para prevenção de câncer de próstata e mama. Observamos também a necessidade de realizar acompanhamentos específicos com relação a hormonização para pessoas que realizaram ou não a gonadectomia, atentando para a promoção, prevenção e tratamento das condições ósseas e cardiometabólicas de pessoas trans agravadas com o envelhecimento. Além disso, verificamos a necessidade de valorizar o aspecto de que pessoas idosas podem ter uma vida sexual ativa, sendo necessário aprofundar esse conjunto de cuidados de promoção da saúde sexual e prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis, assim como assistir pessoas trans idosas que vivem com HIV, atentando-se para as interseccionalidades, como as condições sociais e o acesso a uma alimentação adequada.

Conclusão:

as pessoas trans idosas apresentam demandas específicas de cuidado, a partir das quais deve ser construída uma linha de cuidado transdisciplinar visando a um envelhecimento mais saudável e feliz.
Texto completo: 1 Colección: 06-national / BR Base de datos: CONASS / SES-SP / SESSP-CTDPROD / ColecionaSUS Idioma: Pt Revista: BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Impr.) (edição temática) transexualidade no SUS Año: 2023 Tipo del documento: Article
Texto completo: 1 Colección: 06-national / BR Base de datos: CONASS / SES-SP / SESSP-CTDPROD / ColecionaSUS Idioma: Pt Revista: BEPA, Bol. epidemiol. paul. (Impr.) (edição temática) transexualidade no SUS Año: 2023 Tipo del documento: Article