Fenólicos totais e atividade antioxidante do extrato aquoso de broto de feijão-mungo (Vigna radiata L. ) / Total phenolics and antioxidant activity of the aqueous extract of mung bean sprout (Vigna radiata L. )
Rev. nutr. (Impr.)
; 17(1): 53-57, jan.-mar. 2004. tab
Article
en Pt
| LILACS
| ID: lil-358166
Biblioteca responsable:
BR13.3
RESUMO
OBJETIVO:
Considerando a importância dos compostos fenólicos em alimentos e que o broto de feijão-mungo vem sendo incluído na culinária brasileira, este estudo teve como objetivo quantificar o teor de fenólicos totais deste vegetal e avaliar a ação antioxidante do seu extrato aquoso.MÉTODOS:
Os compostos fenólicos foram extraídos por quatro sistemas de solventes e dois métodos de extração, os quais foram diferenciados no tempo (2 e 1h) e número de extrações (2 e 3 extrações). Os fenólicos totais dos extratos foram quantificados por método espectrofotométrico.RESULTADOS:
Os extratos obtidos com água à temperatura ambiente (28ºC), nos dois métodos de extração, foram os que apresentaram maior quantidade de fenólicos totais, sem contudo apresentar diferença significativa entre eles. O método II, que consistiu de três extrações em 1h, pode ser considerado o melhor por ter utilizado menor tempo de extração. O extrato aquoso em sistema modelo b-caroteno/ácido linoléico exibiu ação antioxidante (48,07 por cento de inibição da oxidação), entretanto foi inferior ao padrão BHT.CONCLUSAO:
O broto de feijão-mungo possui considerável quantidade de fenólicos totais, compostos responsáveis por sua ação antioxidante, cujo consumo pode proporcionar efeitos benéficos à saúde.
Texto completo:
1
Colección:
01-internacional
Base de datos:
LILACS
Asunto principal:
Fenoles
/
Extractos Vegetales
/
Phaseolus
/
Antioxidantes
Idioma:
Pt
Revista:
Rev. nutr. (Impr.)
Año:
2004
Tipo del documento:
Article
País de afiliación:
Brasil