Your browser doesn't support javascript.
loading
Side-Viewing Duodenoscope versus Forward-Viewing Gastroscope for Endoscopic Retrograde Cholangiopancreatography in Billroth II Gastrectomy Patients.
Marques de Sá, Inês; Chaves, Carlos Borges; Correia de Sousa, João; Fernandes, João; Araújo, Tarcísio; Canena, Jorge; Lopes, Luís.
Affiliation
  • Marques de Sá I; Department of Gastroenterology, Portuguese Oncology Institute of Porto, Porto, Portugal.
  • Chaves CB; Department of Gastroenterology, Hospital Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal.
  • Correia de Sousa J; Department of Gastroenterology, Hospital das Forças Armadas, Porto, Portugal.
  • Fernandes J; Department of Gastroenterology, Hospital Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal.
  • Araújo T; Department of Gastroenterology, Hospital Santa Luzia, Viana do Castelo, Portugal.
  • Canena J; Department of Gastroenterology, Professor Doutor Fernando Fonseca Hospital, Amadora, Portugal.
  • Lopes L; Department of Gastroenterology, Nova Medical School-Faculty of Medical Sciences, Lisbon, Portugal.
GE Port J Gastroenterol ; 30(4): 267-274, 2023 Aug.
Article in En | MEDLINE | ID: mdl-37767310
RESUMO
Introdução: Colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) em doentes submetidos previamente a gastrectomia com reconstrução Billroth II é ainda um exame desafiante. A melhor abordagem, nomeadamente o tipo de endoscópio e a técnica de canulação biliar, ainda não está definida. Objectivo: Comparar a eficácia e segurança do gastroscópio de visão frontal e do duodenoscópio de visão lateral na CPRE de doentes com gastrectomia com reconstrução Billroth II. Métodos: Conduzimos um estudo de coorte retrospectivo e unicêntrico que incluiu consecutivamente doentes com gastrectomia com reconstrução Billroth II submetidos a CPRE num centro de referência para CPRE entre 2005 e 2021. Os outcomes avaliados foram: identificação da papila, canulação biliar profunda e efeitos adversos (EAs). Regressão logística foi realizada para avaliar possíveis associações e preditores dos outcomes. Resultados: Incluímos 83 doentes com uma idade mediana de 73 (IIQ 65­81) anos. A CPRE foi realizada usando duodenoscópio em 52 doentes e usando o gastroscópio de visão frontal em 31 doentes. As características dos doentes foram semelhantes entre os dois grupos. A taxa global de identificação da papila foi de 66% (n = 55). A taxa de canulação profunda foi de 58% considerando todos os doentes e de 87% considerando apenas o subgrupo de doentes nos quais a papila major foi identificada. A canulação foi realizada usando métodos convencionais em 65% e usando fistulotomia com faca em 35% dos doentes. EAs ocorreram em 4 doentes. Não houve diferenças entre duodenoscópio e gastroscópio relativamente à identificação da papila [64% (95% CI: 51­77) vs 71% (55­87)]. Apesar de estatisticamente não significativo, o uso de duodenoscópio teve uma menor taxa de canulação profunda quando considerados todos os doentes [52% (15­39) vs 68% (7­35)] e uma maior taxa de EAs [8% (1­15) vs 0% (0­1)]. Na regressão logística, o uso de gastroscópio significativamente aumentou a taxa de canulação profunda [OR = 152.62 (2.5­9,283.6)]. Conclusão: Este estudo demonstra que o uso de gastroscópio de visão frontal é pelo menos igualmente eficaz e seguro ao duodenoscópio na CPRE de doentes com gastrectomia com reconstrução Billroth II. Para além disso, o nosso estudo demonstrou que o uso de gastroscópio é um predictor independente para canulação.
Key words

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: MEDLINE Type of study: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Language: En Journal: GE Port J Gastroenterol Year: 2023 Document type: Article Affiliation country:

Full text: 1 Collection: 01-internacional Database: MEDLINE Type of study: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Language: En Journal: GE Port J Gastroenterol Year: 2023 Document type: Article Affiliation country: