Your browser doesn't support javascript.
loading
Contagem de linfócitos totais no transplante cardíaco como marcador para reativação da doença de chagas / Total lymphocyte count in heart transplantation as a marker for Chagas disease reactivation
Wolf, Plínio José Whitaker; Rossi Neto, João Manoel; Finger, Marco Aurélio; Santos, Carolina Casadei dos; Rossi, Raphael; Bemfica, Victor; Fortuna, Fernanda de Brito; Damiani, Lucas Petri.
Affiliation
  • Wolf, Plínio José Whitaker; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Rossi Neto, João Manoel; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Finger, Marco Aurélio; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Santos, Carolina Casadei dos; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Rossi, Raphael; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Bemfica, Victor; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Fortuna, Fernanda de Brito; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Damiani, Lucas Petri; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 33(supl. 2B): 144-144, abr. 2023. graf, tab
Article in Pt | CONASS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP | ID: biblio-1437995
Responsible library: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A Doença de Chagas (DC) é a terceira principal causa de Transplante Cardíaco (TxC). Apesar de apresentar desfecho favorável, tem como complicação à imunossupressão a reativação de Chagas (RC) presente em 26,4 a 40% dos pacientes, com prognóstico ruim quando não diagnosticada/tratada. Conhecer fatores de risco para RC auxilia no manejo desses pacientes. A Literatura mostra que a infecção por citomegalovírus (CMV) no TxC está relacionada à linfopenia, cuja resposta imunológica é dependente de linfócitos, à semelhança da DC, contudo, não há estudos atuais que relacionaram a contagem de linfócitos com a RC.

OBJETIVOS:

Avaliar se a baixa contagem de linfócitos totais no perioperatório do TxC tem relação com a RC.

MÉTODOS:

estudo observacional, retrospectivo, unicêntrico, realizado por análise de dados (clínicos/laboratoriais/anatomopatológicos) de prontuário dos pacientes com cardiopatia chagásica refratária, submetidos ao TxC, nos períodos de janeiro de 2014 até janeiro de 2023. Avaliada a RC (reação cadeia da polimerase/ biópsia endomiocárdica), nos primeiros 3 meses pós TxC e analisada a relação com a contagem total de linfócitos no perioperatório. ANÁLISE ESTATÍSTICA Amostra de 35 pacientes, comparadas as características de base por testes exatos de Fisher ou testes t-student. Três modelos de tempo até evento considerando modelo de risco proporcionais de Cox realizados para mostrar a chance RC, a partir de valores de linfócitos de base. Ajustado modelo considerando os linfócitos como covariável tempo dependente, por razão de risco (HR) com intervalos de confiança de 95%.

RESULTADOS:

O valor mínimo de linfócitos nos primeiros quinze dias do TxC foi de 755 ± 303 unidades/mm³ nos pacientes sem RC e de 398 ± 189 unidades/mm³ nos pacientes com RC nos primeiros três meses pós TxC, configurando AUC=0,857, com sensibilidade de 83,3% especificidade de 86,4%, determinando valor de corte de linfócitos<550/mm³ como fator de risco para RC, muito semelhante à literatura para reativação de CMV. Pacientes com linfócitos<550/mm³ em até 15 dias do pós-TxC apresentaram RC em 100% dos casos, em até 60 dias do TxC. A HR apresentada para o valor mínimo de linfócitos até 15 dias indica que, a cada 100 unidades a mais de linfócitos, o risco de reativação reduza em 26% (HR = 0.74 [IC95% 0.59 a 0,93]).

CONCLUSÃO:

Há relação entre a baixa contagem de linfócitos durante o perioperatório do TxC com a RC nos primeiros três meses após o procedimento.
Full text: 1 Collection: 06-national / BR Database: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Type of study: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Language: Pt Journal: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Year: 2023 Document type: Article / Congress and conference
Full text: 1 Collection: 06-national / BR Database: CONASS / SES-SP / SESSP-IDPCPROD Type of study: Observational_studies / Prognostic_studies / Risk_factors_studies Language: Pt Journal: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Year: 2023 Document type: Article / Congress and conference