Your browser doesn't support javascript.
Processo de enfermagem com pacientes hipertensos na atenção primária em saúde / Nursing process with hypertensive patients in primary health care
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(supl.2): 959-965, fev.2017. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-30868
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

OBJETIVO:

identificar diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem relacionados aos comportamentos de saúde de hipertensos.

MÉTODO:

estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado em Unidades Básicas de Saúde com 105 pacientes hipertensos. Coletaram-se dados por meio de um formulário. Os resultados foram organizados em um banco de dados do Excel for Windows, submetidos à análise estatística descritiva e discutidos com base na literatura.

RESULTADOS:

os principais diagnósticos de enfermagem, resultados esperados e intervenções de enfermagem foram: Manutenção ineficaz da saúde; o resultado esperado é comportamento de busca da saúde e as intervenções são melhora no enfrentamento e melhora do sistema de apoio. Síndrome do estresse por mudança; o resultado esperado é adaptação psicossocial: mudança de vida e as intervenções são escutar ativamente e promoção da esperança.

CONCLUSÃO:

o cuidado de enfermagem sistematizado no processo de enfermagem permite otimizar a assistência prestada aos pacientes. (AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Atenção Primária à Saúde / Hipertensão / Cuidados de Enfermagem / Processo de Enfermagem Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UECE+Brasil