Your browser doesn't support javascript.
Percepção de pessoas com a ferida crônica / Perception of people with chronic wound
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(3): 1156-1162, mar.2017.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-30915
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

Objetivo:

compreender a percepção de pessoas com a ferida crônica.

Método:

estudo descritivo, exploratório, de abordagem qualitativa, realizado com dez pessoas para as quais foram aplicadas entrevistas semiestruturadas. Para analisar os resultados, utilizou-se a Técnica de Análise de Conteúdo.

Resultados:

evidenciou-se que a percepção do portador sobre a ferida crônica está relacionada às mudanças no cotidiano, limitações em conviver com as dificuldades na realização de atividades diárias e ao impacto emocional gerado pelo isolamento social.

Conclusão:

percebe-se que as mudanças no cotidiano e as limitações em conviver comas dificuldades na realização de atividades diárias proporcionaram sentimentos negativos afetando diretamente a vida social da pessoa. Além disso, observou-se a busca pela espiritualidade/fé como forma de conforto e bem-estar para, assim, ter forças no enfrentamento da doença. (AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Percepção / Úlcera / Úlcera Varicosa / Adaptação Psicológica / Impacto Psicossocial Limite: Idoso / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UESB+Brasil