Your browser doesn't support javascript.
Prevalência de quedas em idosos atendidos em um centro de atenção integral / Prevalence of falls in elderly people treated in a comprehensive care center
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-32200
Biblioteca responsável: BR21.1
RESUMO

OBJETIVO:

identificar a prevalência de quedas em idosos atendidos em um centro de atenção integral.

MÉTODO:

trata-se de estudo exploratórioe descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 121 idosos de um centro de atenção integral à saúde do idoso no município de JoãoPessoa, Paraíba, Brasil. A coleta de dados foi realizada utilizando um questionário estruturado e a medida de independência funcional.

RESULTADOS:

foi observado que 71,9% dos idosos referiram apresentar quedas anteriores. A maioria era do sexo feminino (78,2%), com idade entre 60 e 69anos (52,9%), casada (48,3%), com baixa escolaridade (75,8%) e renda mensal de três a cinco salários mínimos (87,4%). Evidenciou-se associaçãoestatisticamente significante entre as variáveis escolaridade (p=0,012), utilização de dispositivo para auxílio da marcha (p=0,033), tipo de residência(p=0,015) e degraus (p=0,009).

CONCLUSÃO:

diante das consequências limitantes que a queda pode provocar, faz-se necessário que o enfermeiroinvestigue a sua ocorrência ou a existência de fatores de risco que possam favorecer ou provocar esse evento, desenvolva ações estratégicas quevisem à prevenção das quedas e que permitam ao idoso experienciar os prazeres da velhice com mais segurança e menor risco de cair. (AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Acidentes por Quedas / Envelhecimento / Saúde do Idoso / Fatores de Risco / Enfermagem Geriátrica / Serviços de Saúde para Idosos Aspecto clínico: Etiologia Limite: Idoso / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: REME rev. min. enferm Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Universidade Federal da Paraíba/Brasil