Your browser doesn't support javascript.
Comportamentos de graduandos de enfermagem na aprendizagem da comunicação em saúde mental / Behaviors of nursing students in the learning of communication in mental health
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(10): 3878-3884, out.2017.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-33062
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

OBJETIVO:

descrever os comportamentos de graduandos de Enfermagem na aprendizagem da comunicação em saúde mental.

MÉTODO:

estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com 23 estudantes do curso de Enfermagem, em dois encontros em sala de aula. Os instrumentos para a produção de conhecimento denominam-se “Jogo da Sorte” e “Vivência dos Sentidos Sociocomunicantes do Corpo”. Procedeu-se à Análise de Conteúdo, na modalidade Análise Categorial Temática.

RESULTADOS:

a triangulação dos dados, a partir de cada sentido corporal, revelou os comportamentos antecedentes à comunicação em saúde mental. A visão proporcionou o reconhecimento do medo em si. O olfato permitiu detectar os cuidados ausentes na hospitalização. O paladar definiu o relacionamento com o mundo e as experiências com pessoas e coisas.

CONCLUSÃO:

os sentidos corporais foram fundamentais durante o processo de formação, revelando, a partir da percepção da comunicação, a necessidade de intensificar a oferta de cuidados ao paciente. (AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Enfermagem Psiquiátrica / Sensação / Estudantes de Enfermagem / Comportamento / Saúde Mental / Comunicação / Bacharelado em Enfermagem / Capacitação de Recursos Humanos em Saúde / Aprendizagem Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UFRJ+Brasil