Your browser doesn't support javascript.
Pesquisa ação: práticas de autocuidado das pessoas com pé diabético / Action research: self-care practices of people with diabetic foot
Rev. enferm. UFPE on line ; 11(supl.9): 3558-3566, set.2017.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: bde-33154
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

OBJETIVO:

conhecer as práticas de autocuidado das pessoas com pé diabético.

MÉTODO:

Estudo qualitativo, pesquisa ação, com 40 pacientes de uma unidade de Atenção Primária à Saúde. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo.

RESULTADOS:

dos discursos, emergiram duas categorias <autocuidado para a higiene dos pés e <autocuidado para a prevenção de lesões traumáticas>>. Os pacientes sabem que cuidados com os pés são necessários, porém, o autocuidado não é realizado corretamente. As dificuldades baseavam-se no desconhecimento do calçado adequado, no corte correto das unhas e na importância do exame dos pés.

CONCLUSÃO:

a finalidade do conhecimento produzido não foi somente prestar informações e trocar experiências, mas, sobretudo, sensibilizar os pacientes sobre os riscos de complicações nos pés. (AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Autocuidado / Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde / Pé Diabético / Traumatismos do Pé / Cuidados de Enfermagem Limite: Adulto / Idoso / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UECE+Brasil