Your browser doesn't support javascript.
Processo de enfermagem fundamentado no Modelo de Joyce Travelbee / Nursing process based on the Joyce Travelbee Model
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(12): 3287-3294, dez. 2018. ilus, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1000164
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

OBJETIVO:

implementar o Processo de Enfermagem, com base nos sistemas de classificação, a um indivíduo com hérnia discal, fundamentado no Modelo de Relação Pessoa-a-Pessoa da teórica Joyce Travelbee.

MÉTODO:

trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo caso clínico. Coletaram-se os dados com um indivíduo, por meio de entrevista clínica e exame físico, seguindo roteiro norteador para a construção do caso clínico. Fundamentou-se a análise dos dados na teoria de Enfermagem citada e os resultados apresentam-se em forma de figura.

RESULTADOS:

revela-se que os diagnósticos, os resultados e as intervenções seguiram os sistemas de classificação da Enfermagem, sendo a Dor crônica e a Baixa autoestima situacional os principais diagnósticos trabalhados. Possibilitou-se, por meio do modelo de Travelbee, um olhar para além das necessidades físicas e biológicas.

CONCLUSÃO:

apontam-se o pensamento crítico e o raciocínio clínico, embasados teoricamente, como instrumentos e partes importantes do próprio processo de Enfermagem para a tomada de decisões.(AU)
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Imagem Corporal / Teoria de Enfermagem / Dor Lombar / Terminologia Padronizada em Enfermagem / Deslocamento do Disco Intervertebral / Relações Enfermeiro-Paciente / Processo de Enfermagem Limite: Adulto / Feminino / Humanos Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: UECE+BR / UNP+BR