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Senhora das águas e da canção: representação social de Iemanjá na música popular brasileira / Lady of the waters and the song: Iemanja's social representation in Brazilian popular music
Queiroga, Luanda do Carmo; Nascimento, Adriano Roberto Afonso do.
Afiliação
  • Queiroga, Luanda do Carmo; Universidade Federal de Minas Gerais. BR
  • Nascimento, Adriano Roberto Afonso do; Universidade Federal de Minas Gerais. BR
Memorandum ; 36: 1-21, jun. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1007210
Biblioteca responsável: BR654.1
RESUMO
Adotando como fonte de investigação o cancioneiro popular, este trabalho pretendeu investigar como, ao longo da história da música brasileira, a figura e aspectos da orixá Iemanjá foram transportados dos terreiros e incorporados como elementos da própria cultura brasileira, tornando-se presentes nas letras de canções como algo habitual, cotidiano. Para tanto, utilizamos a técnica da análise temática de conteúdo. Um total de 193 músicas foi submetido à análise. Em geral, é possível afirmar que as descrições de Iemanjá nas músicas analisadas se distanciaram da cosmovisão religiosa e da mitologia. As variações ocorridas entre 1933 e 2014 contribuíram para a popularização de Iemanjá na canção popular, e, ao mesmo tempo, para sua reapresentação enquanto figura autônoma em relação às religiões afro-brasileiras
ABSTRACT
Using Brazilian popular songs as its research basis, this paper intended to investigate how, throughout the history of the country'smusic, the image and aspects of the Iemanjá orisha where taken from the ceremonial yards and incorporated as Brazilian cultural elements, becoming present in songlyrics as something common, usual. For this, we used the Thematic Content Analysis technique. A total of 193 songs were submitted to the analysis. In general, it is possible to claim that the descriptions of Iemanjá in the analyzed songs were distanced from a religious and mythological cosmovision. The variation occurred between 1933 and 2014 contributed tothe popularization of Iemanjá in the popular music and, at the same time, toher representation as an autonomous figure in relationto the Afro-Brazilian religions
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ciências Sociais País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Memorandum Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Minas Gerais/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Ciências Sociais País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Memorandum Assunto da revista: Psicologia Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Minas Gerais/BR
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