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Construção de serious games para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1 / Elaboración de serious games para adolescentes con diabetes mellitus tipo 1 / Construction of serious games for adolescents with type 1 diabetes mellitus
Serafim, Andréia Régia Rodrigues de Matos; Silva, Amanda Newle Sousa; Alcântara, Caroline Magalhães de; Queiroz, Maria Veraci Oliveira.
Afiliação
  • Serafim, Andréia Régia Rodrigues de Matos; Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. BR
  • Silva, Amanda Newle Sousa; Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. BR
  • Alcântara, Caroline Magalhães de; Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. BR
  • Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. BR
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 32(4): 374-381, Jul.-Ago. 2019. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1010828
Biblioteca responsável: BR1.2
RESUMO
Resumo Objetivo Construir serious games educativo para adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Métodos Pesquisa metodológica, fundamentado no design centrado no usuário e efetivado em três etapas revisão de literatura e envolvimento dos sujeitos; concepção e produção do protótipo; avaliação da usabilidade. Resultados a produção do serious games foi pautada em literatura científica e sugestões de adolescentes. O conteúdo educativo foi apresentado pelo personagem Didi sobre hábitos de vida diária acordar, realizar higiene pessoal, monitorização da glicemia capilar e aplicação de insulina. Neste percurso, o jogador observa ações terapêuticas incluindo escolhas de alimentos saudáveis. Na avaliação de usabilidade, os adolescentes consideraram satisfatórios os requisitos de jogabilidade, conteúdo e design. Conclusão o teste de usabilidade teve validação positiva e as sugestões contribuíram para melhoria da qualidade das funções e interação, favorecendo o alcance das metas do jogo. Assim, a tecnologia apresenta propriedades para melhorar os cuidados dos adolescentes com diabetes mellitus tipo 1.
RESUMEN
Resumen Objetivo construir serious games educativos para adolescentes con diabetes mellitus tipo 1. Métodos investigación metodológica, con fundamento en el diseño centrado en el usuario y realizado en tres etapas revisión de la literatura y participación de los sujetos, concepción y producción de prototipo, evaluación de usabilidad. Resultados la producción del serious game se realizó de acuerdo con literatura científica y sugerencias de adolescentes. El contenido educativo fue presentado por el personaje Didi sobre hábitos de la vida cotidiana despertarse, realizar aseo personal, monitoreo de glucemia capilar y aplicación de insulina. En ese trayecto, el jugador observa acciones terapéuticas, que incluye la elección de alimentos saludables. En la evaluación de usabilidad, los adolescentes consideraron satisfactorios los requisitos de jugabilidad, contenido y diseño. Conclusión la prueba de usabilidad tuvo validación positiva y las sugerencias contribuyeron para mejorar la calidad de las funciones de interacción, lo que favoreció el cumplimiento de los objetivos del juego. De esta forma, la tecnología presenta propiedades para mejorar los cuidados de los adolescentes con diabetes mellitus tipo 1.
ABSTRACT
Abstract Objective To construct serious educational games for adolescents with type 1 diabetes mellitus. Methods Methodological research, based on patient-centered design, conducted in three

steps:

literature review and subjects' involvement; design and production of the prototype; usability assessment. Results The production of serious games was based on scientific literature and suggestions of adolescents. The educational content was presented by the Didi character, about habits of daily living waking up, personal hygiene, monitoring of capillary glycemia, and insulin administration. In this sequence, the player observes therapeutic actions, including healthy food choices. In the usability assessment, the adolescents considered the requirements of gameplay, content, and design to be satisfying. Conclusion The usability test resulted in positive validation, and the suggestions contributed to improvement of the quality of the functions and interactions, favoring the achievement of the goals of the game. Thus, the technology has properties to improve the care of adolescents with type 1 diabetes mellitus.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.4: Reduzir as mortes prematuras devido doenças não transmissíveis Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Jogos de Vídeo / Diabetes Mellitus Tipo 1 / Aplicativos Móveis / Design Centrado no Usuário Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Acta Paul. Enferm. (Online) Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual do Ceará/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Contexto em Saúde: ODS3 - Saúde e Bem-Estar Problema de saúde: Meta 3.4: Reduzir as mortes prematuras devido doenças não transmissíveis Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Educação em Saúde / Jogos de Vídeo / Diabetes Mellitus Tipo 1 / Aplicativos Móveis / Design Centrado no Usuário Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Acta Paul. Enferm. (Online) Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Estadual do Ceará/BR
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