Your browser doesn't support javascript.
Riscos, benefícios e argumentos para vacinação contra o sarampo: uma síntese de evidências / Risks, benefits and arguments for measles vaccination: a synthesis of evidence
Diagn. tratamento ; 24(3): [102-105], jul - set. 2019. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1026696
Biblioteca responsável: BR12.1
Localização: BR12.1
RESUMO

CONTEXTO E OBJETIVO:

A vacinação constitui relevante ferramenta na prevenção de doenças, mas a cobertura populacional nem sempre é alcançada, sendo múltiplas as variáveis envolvidas nesse processo. Embora universalmente recomendada, a vacinação é objeto, por vezes, de questionamentos por grupos que a consideram ineficaz, por questões religiosas ou mesmo falta de acesso à informação relativa à sua importância. O presente estudo procurou identificar os riscos, benefícios e argumentos para vacinação contra o sarampo.

MÉTODOS:

Procedeu-se à busca nas bases eletrônicas de dados PubMed, portais BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e IBECS (Índice Bibliográfico da Espanha em Ciências da Informação). Não houve restrição geográfica e de idioma, sendo utilizados descritores e termos do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde). O método de síntese envolveu a combinação de estudos semelhantes em uma revisão narrativa.

RESULTADOS:

Foi mapeado em total de 1.311 referências. Depois de eliminadas as duplicidades e as referências não relacionadas ao escopo desta análise, foram selecionadas as evidências de melhor qualidade, priorizando-se a pirâmide de nível de evidências.Discussão: A vacinação contra o sarampo reduz significativamente o risco de ocorrência da doença, mas não é impeditiva à ocorrência de surtos, que podem ocorrer diante do fluxo migratório. Há possível redução da mortalidade com a vacinação e clara redução de custos de internações hospitalares para a sociedade.

CONCLUSÕES:

Há evidência de proteção da vacina contra o sarampo. Os riscos à vacinação são baixos e os benefícios relativos à redução no número de casos de doença são evidentes.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Terapêutica / Vacinas / Prevenção de Doenças / Prática Clínica Baseada em Evidências / Sarampo Tipo de estudo: Síntese de evidências / Revisão sistemática Idioma: Português Revista: Diagn. tratamento Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Centro Cochrane do Brasil/BR / Faculdade de Medicina da Universidade Santo Amaro (UNISA)/BR / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/BR