Your browser doesn't support javascript.
O que as revisões sistemáticas Cochrane dizem sobre prevenção e tratamento da síndrome de burnout e estresse no trabalho / What Cochrane Systematic Reviews Say About Preventing and Treating Burnout and Stress at Work Syndrome
Diagn. tratamento ; 24(3): [119-125], jul - set. 2019.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1026704
Biblioteca responsável: BR12.1
RESUMO

CONTEXTO:

Estima-se que no Brasil 72% das pessoas ativas no mercado de trabalho apresentem algum problema relacionado ao estresse ocupacional, e aproximadamente 32% delas são diagnosticadas como tendo síndrome de burnout.

OBJETIVO:

Apresentar as evidências de revisões sistemáticas (RSs) Cochrane sobre eficácia e segurança das estratégias de tratamento e prevenção da síndrome de burnout.

MÉTODOS:

RSs foram incluídas a partir de busca sistematizada realizada na Biblioteca Cochrane e após a adequação aos critérios de elegibilidade. O resumo e a certeza no corpo das evidências encontradas por cada revisão foram apresentados.

RESULTADOS:

Foram incluídas seis RSs que avaliaram estratégias de prevenção e tratamento de burnout e outros sintomas relacionados ao desgaste emocional do trabalho em diferentes categorias profissionais. A certeza no corpo das evidências obtidas foi baixa ou muito baixa para a maioria dos desfechos. A única evidência com moderada certeza de seus resultados mostrou que técnicas de relaxamento, quando comparadas a nenhuma intervenção, parecem reduzir o estresse de profissionais da saúde.

CONCLUSÃO:

Apesar da elevada prevalência e das crescentes estimativas de incidência no Brasil e em todo o mundo, ainda há poucos estudos primários e RSs Cochrane avaliando os efeitos de intervenções com potencial de prevenir ou tratar a síndrome de burnout. Nenhuma das RSs identificadas aqui forneceu evidências robustas de alta certeza sobre intervenções para o manejo desta síndrome. RSs conduzidas sob o rigor da metodologia Cochrane precisam ainda esclarecer os efeitos (benefícios e riscos) de alternativas terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas já usadas na prática clínica para promoção da saúde do trabalhador no sentido de prevenir e tratar a síndrome de burnout.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Esgotamento Profissional / Revisão / Medicina Baseada em Evidências / Prática Clínica Baseada em Evidências / Tomada de Decisão Clínica Tipo de estudo: Revisão sistemática Aspecto clínico: Prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Diagn. tratamento Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/BR / Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)/BR