Your browser doesn't support javascript.
loading
Título, autores e resumo: como são elaborados? / Title authors and abstracts: How are they elaborated
Friedlander, Maria Romana; Arbués-Moreira, Maria Teresa.
Afiliação
  • Friedlander, Maria Romana; Universidade de São Paulo/USP. São Paulo-SP. BR
  • Arbués-Moreira, Maria Teresa; Universidade de São Paulo/USP. São Paulo-SP. BR
Rev. enferm. UFPE on line ; 4(2): 780-784, 20100300. tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1032939
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

Objetivo:

descrever as características do título, autores e resumos encontradas nos trabalhos publicados, em 2008, nas revistas em língua portuguesa de maior divulgação internacional Revista Latino Americana de Enfermagem e Revista da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Método:

usou-se o método descritivo, com abordagem quantitativa. Foram levantados 190 artigos científicos e, por meio de uma planilha, coletados e registrados os dados referentes às variáveis.

Resultados:

o título é composto por, em média, 13 palavras; os trabalhos científicos apresentam, na maior parte dos casos, 2 autores; e o resumo é composto por um máximo de 170 palavras e um mínimo de 98. O conteúdo do resumo abrange os objectivos, o método adotado, os principais resultados e as conclusões mais importantes.

Conclusões:

os resultados, em parte, estão de acordo com a bibliografia existente mas existem variações que compõem o estilo pessoal de cada autor. Há uma aparente uniformidade dos dados analisados a qual está diretamente relacionada com as exigências e orientações fornecidas pelos periódicos estudados
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Bibliometria / Indexação e Redação de Resumos / Metodologia Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: USP+BR