Your browser doesn't support javascript.
loading
Angústia espiritual em pacientes com câncer: intervenções de enfermagem / Spiritual distress in cancer patients: nursing interventions
Guilherme, Caroline; Carvalho, Emilia Campos de.
Afiliação
  • Guilherme, Caroline; Universidade de São Paulo/USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto. BR
  • Carvalho, Emilia Campos de; Universidade de São Paulo/USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto. BR
Rev. enferm. UFPE on line ; 5(2): 290-294, Mar-Abr 2011.
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1033130
Biblioteca responsável: BR9.1
RESUMO

Objetivo:

abordar a dimensão espiritual e a Enfermagem à luz de intervenções na presença ou risco de angustia espiritualem portadores de câncer.

Metodologia:

trata-se de uma reflexão sobre as possíveis contribuições das intervenções deEnfermagem para a resolução dos diagnósticos supra descritos, em especial aquelas oriundas de resultados de aplicaçãoprática.

Resultados:

a Enfermagem dispõe de intervenções para esses dois diagnósticos, contidas na Classificação deIntervenção de Enfermagem (NIC) e na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Dessas, as commelhor nível de evidência para serem aplicadas em pacientes com câncer são a musicoterapia, imagem guiada, toqueterapêutico, relaxamento muscular progressivo, oração intercessória à distância, terapia de reminiscências, grupo desuporte afetivo e meditação.

Conclusão:

diante da representatividade da população de pacientes com câncer, assim comoa importância dos estudos relacionados aos problemas de espiritualidade prejudicada, é relevante a discussão do temaespiritualidade na Enfermagem, identificando intervenções passíveis de serem aplicadas por enfermeiros na prática clínicaà pacientes com câncer.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Pacientes / Enfermagem / Espiritualidade Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Rev. enferm. UFPE on line Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto+BR