Your browser doesn't support javascript.
loading
Repercussões do treinamento com realidade virtual não imersiva nas habilidades motoras manuais de pessoas com doença de Parkinson / Repercussions of training with non immersive virtual reality in manual skills of pepople with Parkinson's disease
Silva, Gabriela Letícia Oliveira; Ceron, Bárbara Morais; Borba, Karolyne Monteiro; Amaral, Daniela Salgado; Marcelino, Juliana Fonseca de Queiroz; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Sanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes.
Afiliação
  • Silva, Gabriela Letícia Oliveira; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Ceron, Bárbara Morais; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Borba, Karolyne Monteiro; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Amaral, Daniela Salgado; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Marcelino, Juliana Fonseca de Queiroz; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Universidade Federal de Pernambuco. BR
  • Sanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes; Universidade Federal de Pernambuco. BR
Acta fisiátrica ; 26(1): 43-48, mar. 2019.
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1046646
Biblioteca responsável: BR1531.9
RESUMO
Dentre os problemas motores e não motores que acometem as pessoas com Doença de Parkinson, existem as dificuldades na escrita manual, denominada micrografia. No treino com realidade virtual não imersiva para escrita, o terapeuta ocupacional tem competência para planejar o tratamento por meio da análise da atividade, a fim de amenizar e prevenir os impactos da Doença de Parkinson nas ocupações.

Objetivo:

Analisar as repercussões do treinamento com realidade virtual não imersiva nas habilidades motoras manuais de pessoas com Doença de Parkinson.

Métodos:

Trata-se de um estudo de intervenção, do tipo ensaio clínico não controlado, de natureza quantitativa. O treinamento com realidade virtual não imersiva contemplou o uso do tablet e dos aplicativos Dexteria®, Smash Hit e Dots. O estudo foi vinculado ao Programa de Extensão Pró-Parkinson e ao Projeto Pró-Parkinson Terapia Ocupacional.

Resultados:

A amostra foi composta por dez participantes de ambos os sexos. Em relação à dominância do membro superior, apenas um participante era canhoto. A análise da atividade foi fundamental para estimular as habilidades requeridas pelos aplicativos. Discussão De acordo com o analisado, os resultados encontrados são favoráveis aos participantes da pesquisa por corresponder a uma doença neurodegenerativa. A realidade virtual não imersiva é um recurso favorável para fornecer estímulos visuais com propósito de melhorar a velocidade de movimento, refletindo na mobilidade funcional.

Conclusão:

O treino com os aplicativos selecionados pela técnica de análise da atividade, em realidade virtual não imersiva melhorou e/ou manteve as habilidades motoras dos participantes, mesmo nos estágios mais avançados da doença.
ABSTRACT
Among the motor and non-motor problems that affect people with Parkinson's disease, there are difficulties in manual writing, called micrography. In training with non-immersive virtual reality for writing, the occupational therapist has the competence to plan treatment through activity analysis, in order to mitigate and prevent the impacts of Parkinson's Disease on occupations.

Objective:

To analyze the repercussions of training with non-immersive virtual reality in the motor skills of people with Parkinson's disease.

Methods:

This is an intervention study of the non-controlled clinical trial type of a quantitative nature. Training with non-immersive virtual reality included the use of tablet and applications Dexteria®, Smash Hit and Dots. The study was linked to the Pro-Parkinson Extension Program and the Pró-Parkinson Project Occupational Therapy.

Results:

The sample consisted of ten participants of both sexes. Regarding the dominance of the upper limb, only one participant was left-handed. Activity analysis was instrumental in stimulating the skills required by the applications.

Discussion:

According to the analyzed, the results are favorable to the participants of the research for corresponding to a neurodegenerative disease. Non-immersive virtual reality is a favorable resource to provide visual stimuli for the purpose of improving speed of movement, reflecting functional mobility.

Conclusion:

Training with applications selected by activity analysis technique, in non-immersive virtual reality improved and/or maintained the motor skills of participants, even in the most advanced stages of the disease.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Doença de Parkinson / Terapia Ocupacional / Jogos de Vídeo Tipo de estudo: Ensaio clínico controlado / Guia de prática clínica Limite: Humanos Idioma: Inglês / Português Revista: Acta fisiátrica Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Pernambuco/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Doença de Parkinson / Terapia Ocupacional / Jogos de Vídeo Tipo de estudo: Ensaio clínico controlado / Guia de prática clínica Limite: Humanos Idioma: Inglês / Português Revista: Acta fisiátrica Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2019 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Pernambuco/BR
...