Your browser doesn't support javascript.
loading
Perfil de crianças e adultos com estomia intestinal do centro de referência da Bahia-Brasil / Clinical and epidemiological aspects of children and adults with intestinal stoma of the Bahia-Brazil reference center
Estima (Online) ; 18(1): e0520, jan.-dez. 2020. tab, graf
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1096460
Biblioteca responsável: BR1980
RESUMO

Objetivo:

Identificar o perfil de crianças e de adultos com estomia atendidos em um Centro Estadual de Referência do Estado da Bahia.

Método:

Trata-se de pesquisa descritiva transversal, com abordagem quantitativa, com amostra de conveniência de 43 pacientes que atenderam aos critérios de inclusão. Os dados foram coletados por meio de entrevista e avaliação da estomia e pele ao redor, analisados por estatística descritiva, com distribuição de frequência e percentual.

Resultados:

Houve predomínio do sexo masculino, idade de 40 a 59 anos, solteiros, com ensino fundamental incompleto, renda familiar de um salário mínimo, tendo o câncer colorretal e trauma por arma de fogo como responsáveis pela estomia. Destacou-se a ocorrência da colostomia descendente temporária, uso de dispositivo drenável, peça única, recortável, com recorte maior que o diâmetro da estomia, presença de dermatite. A higienização da estomia e troca do dispositivo eram realizadas de forma independente pela maioria.

Conclusão:

Os resultados do estudo indicaram necessidade de reavaliar as estratégias utilizadas na assistência especializada com ênfase nas ações educativas voltadas ao autocuidado e maior participação do usuário no programa, objetivando sua reabilitação e melhoria na qualidade de vida.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Perfil de Saúde / Estomia / Criança / Adulto País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Estima (Online) Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/BR / Universidade Federal de Minas Gerais/BR / Universidade Federal de Minas Gerias/BR