Your browser doesn't support javascript.
loading
Associação do comportamento de variáveis cardiometabólicas e respiratórias e a função ventricular em adultos com cardiopatias congênitas / Association of the behavior of cardiometabolic and respiratory variables and ventricular function in adults with congenital heart diseases
Ichikawa, Murilo Heidy; Ferreira, Ana Luíza Guimarães; Grecca, Guacira; Buglia, Susimeire; Mizzaci, Carolina Christianini; Morais, Flávia Bernardes; Ferraz, Almir Sérgio; Felicioni, Sandro Pinelli; Büchler, Rica Dodo Delmar; Hossri, Carlos Alberto Cordeiro.
Afiliação
  • Ichikawa, Murilo Heidy; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Ferreira, Ana Luíza Guimarães; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Grecca, Guacira; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Buglia, Susimeire; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Mizzaci, Carolina Christianini; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Morais, Flávia Bernardes; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Ferraz, Almir Sérgio; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Felicioni, Sandro Pinelli; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Büchler, Rica Dodo Delmar; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Hossri, Carlos Alberto Cordeiro; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 30(2 Suppl. B): 148-148, abr-jun., 2020.
Artigo em Português | Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1116993
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

A curva do pulso de O2 representa o comportamento do volume sistólico frente ao esforço em diversos cenários de distúrbios cardiorrespiratórios, no entanto, tal variável ergoespirométrica ainda não foi devidamente explorada em adultos com cardiopatias congênitas (CC). A eficiência do consumo de O2 (OUES) é variável que permite avaliação da capacidade funcional (CF) em nível submáximo de esforço. O VE/VCO2 slope é variável bem consolidada na literatura e que representa a eficiência respiratória.

OBJETIVOS:

Avaliar variáveis cardiometabólicas (CM) e respiratórias, através do Teste Cardiopulmonar de Exercício (TCPE) em CC e compará-las ao grupo controle (GC). Avaliar a associação do comportamento da curva do pulso de oxigênio à função ventricular, eficiência metabólica (OUES) e ao VE/VCO2 slope.

MÉTODOS:

Coorte retrospectiva de 71 adultos com CC ao longo de 5 anos, que foram submetidos ao TCPE. Foram divididos entre cardiopatias acianogênicas e cianogênicas. As variáveis CM elencadas foram Pulso de O2 (comportamento e delta) e OUES, a variável respiratória estudada foi o VE/VCO2 slope, e foram comparadas ao GC, composto por adultos saudáveis pareados por idade e sexo. O comportamento da curva do Pulso de O2, OUES e VE/VCO2 slope foram associados com a função ventricular analisada pelo ecocardiograma.

RESULTADOS:

As variáveis CM evidenciaram Pulso de O2 com valores anormais (% predito) no grupo das CC em 35% e comportamento anormal (curva em platô precoce ou deprimida), através do delta pulso em 38%. O delta do pulso de O2 foi normal em 91% do GC, e em 62% nas CC (p<0,01). A OUES evidenciou valores significativamente maiores em dados absolutos e por Kg no grupo controle em comparação aos com CC. O VE/VCO2 slope teve valores anormais em 31% do grupo das CC e em 6% no GC. Houve associação (através do qui quadrado e teste exato de Fischer) entre o comportamento normal do pulso de O2 com a função ventricular e com a eficiência metabólica (OUES) em ambos os grupos. Houve associação entre o VE/VCO2 slope e a função ventricular.

CONCLUSÕES:

A curva do pulso de O2, a OUES e o VE/VCO2 slope foram associadas à função ventricular, representando uma análise dinâmica das variáveis CM e respiratórias, auxiliando na análise da CF de adultos com CC mesmo em níveis submáximos de exercício. Não houve diferença entre os valores das variáveis entre os grupos de cardiopatias acianogênicas e cianogênicas.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Comportamento / Função Ventricular / Cardiopatias Congênitas Tipo de estudo: Fatores de risco Limite: Adulto Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Comportamento / Função Ventricular / Cardiopatias Congênitas Tipo de estudo: Fatores de risco Limite: Adulto Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...