Your browser doesn't support javascript.
loading
Variante genética da doença do olho de peixe: relato de caso / Genetic variant of fisheye disease: case report
Barbosa, Rayra Pureza Teixeira; Medeiros, Marina Albanez Albuquerque de; Sousa, Cristiandayse Salazar de; Domingues, Raissa Padua; Iriarte, Carol Daniela Perez; Faludi, André Árpád; Borjes, Jéssica Bassani; Araújo, Daniel Branco de; Zats, Henri Paulo; Gonçalves, Rodrigo Marques.
Afiliação
  • Barbosa, Rayra Pureza Teixeira; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Medeiros, Marina Albanez Albuquerque de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Sousa, Cristiandayse Salazar de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Domingues, Raissa Padua; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Iriarte, Carol Daniela Perez; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Faludi, André Árpád; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Borjes, Jéssica Bassani; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Araújo, Daniel Branco de; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Zats, Henri Paulo; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
  • Gonçalves, Rodrigo Marques; Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. São Paulo. BR
Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo ; 30(2 Suppl. B): 210-210, abr-jun., 2020. ilus.
Artigo em Português | Sec. Est. Saúde SP, SESSP-IDPCPROD, Sec. Est. Saúde SP | ID: biblio-1117349
Biblioteca responsável: BR79.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

Os níveis de colesterol ligados à lipoproteína de alta densidade (HDL-c) estão inversamente associados a elevado risco de doenças cardiovasculares (DCV). Dentre as causas de baixos níveis de HDL-c está a deficiência familiar de lecitina-colesterol aciltransferase (LCAT), enzima responsável pela esterificação do colesterol livre na superfície de lipoproteínas; sua deficiência leva ao rápido catabolismo das apolipoproteínas AI e AII, principais constituintes do HDL. Existem duas formas de déficit de LCAT familiar, caracterizada por opacidades corneanas, anemia hemolítica e insuficiência renal; e doença olho de peixe, quando ocorre em homozigose, cursando com baixos níveis de HDL-c, nefropatia e opacidades em córneas. A doença coronariana geralmente não faz parte do fenótipoda síndrome do olho de peixe, mas pode ocorrer em algumas mutações, mesmo em heterozigotos.

MÉTODOS:

Realizada pesquisa em SciELO e PubMed sobre o tema e revisão de prontuário. RESULTADOS (RELATO) Paciente 35 anos, feminino, com antecedentes de nefrolitíase e depressão, encaminhada para hospital terciário de cardiologia para investigação de síncope. Exame físico inicial evidenciou arcos corneanos bilaterais, sem outros achados. Tilt Test positivo para síncope cardioinibitória. Para investigação de achado em exame físico foram solicitados exames laboratoriais, sendo evidenciados colesterol total = 61, HDL-c=05 e LDL-c=44. Realizou tomografia para avaliação de escore de cálcio, com resultado normal. Fundo de olho documentou arco corneano em ambos os olhos e Van Herick IV bilateral (figura 1), sugerindo doença do olho de peixe. Em teste genético foi evidenciado variante no gene da LCAT, com troca de Arginina por Histidina na posição 246 (Arg246His), previamente associada a HDL-c baixo em famílias italiana e portuguesa, levando a um fenótipo similar à doença do olho de peixe, em geral não associado a DCV. Paciente mantém seguimento ambulatorial, sem evidências clínicas ou subclínicas de aterosclerose ou eventos cardiovasculares até o momento, função renal e acuidade visual normais.

CONCLUSÃO:

A doença do olho de peixe e suas variantes são raras e caracterizam-se por níveis extremamente baixos de HDL-c. O impacto quanto à elevação do risco cardiovascular ainda não é consenso na literatura. O diagnóstico torna-se importante para a pesquisa de aterosclerose subclínica, identificação e tratamento complicações e pesquisa da doença em familiares. No caso relatado, paciente diagnosticada com variante de doença do olho de peixe, sem evidências de aterosclerose até o momento.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Genética / Deficiência da Lecitina Colesterol Aciltransferase Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: Sec. Est. Saúde SP / SESSP-IDPCPROD Assunto principal: Genética / Deficiência da Lecitina Colesterol Aciltransferase Tipo de estudo: Estudo prognóstico Idioma: Português Revista: Rev. Soc. Cardiol. Estado de Säo Paulo Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo / Congresso e conferência Instituição/País de afiliação: Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia/BR
...