Your browser doesn't support javascript.
loading
Tensões residuais térmicas em porcelanas sobre zircônia e sua potencial influência no risco de lascamento / Thermal residual stress on porcelain veneer with zirconia framework and its potential influence on chipping risk
São Paulo; s.n; 20200000. 99 p.
Tese em Português | LILACS, BBO - Odontologia | ID: biblio-1119563
Biblioteca responsável: BR97.1
RESUMO
Parte I. A discrepância positiva, recomendada para as coroas protéticas em metalocerâmica, tem sido apontada como um dos fatores que pode contribuir para a maior taxa de lascamento ("chipping") nas porcelanas sobre a infraestrutura de zircônia Y-TZP.

Objetivo:

Comparar a distribuição das tensões residuais, in silico, em peças de duas camadas, uma de porcelana feldspáticas sinterizada sobre a outra, de material de infraestrutura, com discrepância de valores de coeficiente de expansão térmica linear (CETL) entre elas.

Métodos:

Espécimes de formato de barra plana e coroa com espessuras de 0,7 mm de infraestrutura e 1,5 mm de porcelana de cobertura foram investigadas por meio da análise elástica de elementos finitos. Oito condições de discrepância ("mismatch") de CETL foram simuladas, através da combinação de dois tipos de materiais de infraestrutura (zircônia e metal) e seis porcelanas de cobertura (distintas por valores de CETL). Além das combinações dos sistemas metal-porcelana e zircônia-porcelana recomendadas pelo fabricante, foram apresentados modelos com valores de mismatch similares (1 ppm/°C) com diferentes materiais de infraestrutura (metal ou zircônia) e modelos de infraestrutura de zircônia com porcelanas compatíveis ao metal também foram testadas. O protocolo de resfriamento após a sinterização adotado foi o protocolo denominado resfriamento lento, com taxa de 32ºC/min, entre 600 °C e a temperatura ambiente. Além disso, a natureza multidirecional das tensões residuais em barras e coroas foi apresentada para que fosse possível explorar as contradições aparentes entre os diferentes estudos. Foram analisadas as tensões principais máxima (?1) e mínima (?3), assim como as componentes paralelas a interface (?pi) ao longo eixo dos espécimes.

Resultados:

Espécimes barras e coroas geraram diferentes padrões de distribuições de tensões. Quando analisadas as combinações recomendadas pelo fabricante, tensões residuais em modelos de zircônia foram, significantemente, maiores aos modelos com infraestrutura metálica. Quando combinadas as infraestruturas de zircônia com as porcelanas indicadas para metal, os valores de tensões residuais foram ainda maiores. Tensões residuais não foram diferentes entre os modelos de infraestrutura em metal e em zircônia quando as discrepâncias de CETL foram similares (1 ppm/°C). Significância Algumas conclusões obtidas com os espécimes planos não podem ser extrapoladas para as situações clínicas porque o formato dos espécimes influencia fortemente nos padrões de tensões residuais. Uma vez que discrepância positiva gera tensões de compressão circunferencial e tensões de tração radial e uma vez que as coroas com infraestrutura em zircônia tendem a ser mais vulneráveis para o lascamento ("chipping"), um estado livre de tensão de tração a partir da discrepância zero poderia ser mais vantajosa. Parte II.

Objetivo:

Verificar os padrões das tensões residuais em espécimes com formato de coroa utilizando dois tipos de

métodos:

Método de Indentação Vickers (MIV) e Análises em Elementos Finitos (AEF).

Métodos:

Infraestruturas anatômicas estilizadas e axissimétrica de zircônia e metal (n=20) foram recobertas com as respectivas porcelanas recomendadas (VM9/Y-TZP ou VM13/NiCrMo). As porcelanas foram sinterizadas de acordo com as instruções do fabricante, seguidas dos protocolos de resfriamento lento ou rápido. As coroas foram seccionadas longitudinalmente em duas metades. Para cada seção plana polida, sete indentações foram realizadas, distantes 0,375 mm da interface porcelana/infraestrutura. As regiões de medição foram rotuladas de acordo com o perfil do plano de corte A - interface convexa da porcelana na área cervical, B - porcelana linear, paralela à parede axial da preparação do dente, C - interface côncava da porcelana, no ângulo oclusal e D - porcelana linear, paralela à parede oclusal. O indentador Vickers foi posicionado de forma a permitir o cálculo da tensão residual em duas orientações específicas paralela e perpendicular à interface porcelana - infraestrutura. Os valores de tensão residual coletados foram submetidos a ANOVA e ao teste de Tukey. Os modelos de elementos finitos foram desenvolvidos de acordo com o teste experimental, exceto para a secção longitudinal.

Resultados:

Tensões residuais paralelas à interface, medidas por MIV, mostraram prevalência de compressão em coroas com infraestrutura em zircônia, e prevalência de tensões de tração em infraestrutura em metal, para ambos os protocolos de resfriamento. Os valores de tensões na região A foram similares aos das regiões B e inferiores aos das regiões C e D. Em relação à orientação perpendicular à interface, a tensão de tração nas coroas de infraestrutura metálica não foi influenciada nem pelo protocolo de resfriamento, nem pela região de medição. Contudo, para as coroas com infraestrutura em zircônia, as tensões de tração perpendicular foram maiores quando foi usado o protocolo de resfriamento lento. O padrão de tensões em MIV não ficou de acordo com os resultados encontrados em AEF. Este resultado não confirmou a influência das tensões residuais térmicas no lascamento das porcelanas de recobrimento nas coroas de zircônia.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BBO - Odontologia / LILACS Assunto principal: Mecânica / Porcelana Dentária Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Guia de prática clínica / Estudo prognóstico / Fatores de risco Idioma: Português Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BBO - Odontologia / LILACS Assunto principal: Mecânica / Porcelana Dentária Tipo de estudo: Estudo de etiologia / Guia de prática clínica / Estudo prognóstico / Fatores de risco Idioma: Português Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Tese
...