Your browser doesn't support javascript.
loading
Cantando a dor do outro: o caso Zuzu Angel e a canção como testemunho na obra de Chico Buarque / Singing someone else's pain: Zuzu Angel's story and the song as a historical testimony in Chico Buarque's work / Cantando el dolor del otro: el caso de Zuzu Angel y la canción como testimonio en el trabajo de Chico Buarque
Bezerra, Amilcar Almeida; Barcelos, Patrícia.
Afiliação
  • Bezerra, Amilcar Almeida; Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste, Núcleo de Design e Comunicação. Pernambuco. BR
  • Barcelos, Patrícia; Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde. Rio de janeiro. BR
RECIIS (Online) ; 14(4): 880-891, out.-dez. 2020.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1145565
Biblioteca responsável: BR526.1
RESUMO
Neste artigo, discutimos a estetização do testemunho histórico sob a forma da canção popular em duas obras do compositor Francisco Buarque de Holanda Angélica (1981) e Pedaço de mim (1978). Ambas se inspiram no caso Zuzu Angel, uma famosa estilista de moda, amiga do compositor, que teve seu filho morto pela ditadura civil militar em 1971, e faleceu num controverso acidente de carro em 1976. Partindo das reflexões de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva e Blacking, procuramos discutir como a canção popular pode ser uma forma peculiar tanto de expressar a natureza do trauma, como de trazer à tona aspectos específicos de uma suposta verdade testemunhal.
ABSTRACT
In this article we discuss the aesthetization of historical testimony in two songs by composer Francisco Buarque de Holanda Angélica (1981) and Pedaço de mim (1978), both inspired in the story of Zuzu Angel, a Brazilian fashion stylist whose son was killed by the government during Brazilian civil military dictatorship in 1971. Zuzu Angel died in a mysterious car accident in 1976. We cite authors such as Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva and Blacking to discuss how a popular song can be a peculiar way to express the nature of the trauma and to bring to light specific features of an alleged testimonial truth.
RESUMEN
En este artículo, discutimos la estetización del testimonio histórico en forma de canción popular en dos obras del compositor Francisco Buarque de Holanda Angélica (1981) y Pedaço de mim (1978), ambas inspiradas en el caso de Zuzu Angel, una famosa estilista brasileña cuyo hijo fue asesinado por la dictadura civil militar en 1971, y murió en un controvertido accidente automovilístico en 1976. De las reflexiones de autores como Benjamin, Agamben, Halbwachs, Seligmann-Silva y Blacking, buscamos discutir como la canción popular puede ser una forma peculiar tanto de expressar la naturaliza del trauma como de sacar a la luz aspectos específicos de la supuesta verdad de um testimonio.
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Autoritarismo / Pessoas Famosas / Trauma Psicológico / Memória / Militares / Música Limite: Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: RECIIS (Online) Assunto da revista: Biblioteconomia / EDUCACAO MEDICA / Informática Médica Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Fundação Oswaldo Cruz/BR / Universidade Federal de Pernambuco/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Autoritarismo / Pessoas Famosas / Trauma Psicológico / Memória / Militares / Música Limite: Feminino / Humanos / Masculino País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: RECIIS (Online) Assunto da revista: Biblioteconomia / EDUCACAO MEDICA / Informática Médica Ano de publicação: 2020 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Fundação Oswaldo Cruz/BR / Universidade Federal de Pernambuco/BR
...