Do lazer à performance: uma revisão sócio-histórica sobre o desenvolvimento dos jogos eletrônicos / From leisure to performance: a socio-historical review about the development of electronic games
Licere (Online)
; 24(2): 603-623, 20210630. ilus, tab
Artigo
em Português
| LILACS
| ID: biblio-1291515
Biblioteca responsável:
BR1878.9
RESUMO
Os jogos eletrônicos se desenvolveram durante os anos, sendo conhecidos por muito tempo como um tipo de atividade recreacional e de lazer. O crescimento da internet possibilitou o surgimento de um novo cenário, em que alguns jogadores puderam se profissionalizar, originando o e-Sport. Objetiva-se apresentar um histórico sobre o desenvolvimento dos jogos eletrônicos e sua passagem de uma prática de lazer para uma atividade esportiva profissional. Conclui-se que a disseminação dos e-Sports se deve às características modernas, dinâmicas e distintivas que os esportes eletrônicos têm adquirido, à vasta procura e, consequentemente, oferta da prática, sendo visível a presença dos processos de mercantilização, espetacularização, amadorismo, institucionalização e profissionalização que os e-Sports passaram e passam, com cada processo não ocorrendo de forma linear um com o outro, mas sim interconectados.
ABSTRACT
Electronic games have been growing over the past several years, being known as a type of recreational and leisure activity. The growth and development of broadband services enabled a new scenario, allowing professional players to emerge, therefore, making the development of electronic sports possible, also known as e-Sport. Thus, the aim of this paper is to present the history about the development of electronic games and their transition from leisure to professional sports. It was found that the growth of e-Sports is due primarily to modern, dynamic and even distinctive characteristics that e-Sports have acquired, the demand and, consequently, the offer of its practice, being visible the presence of the commercialization, spectacularization, amateurism, institutionalization and professionalization processes, each one occurring not in a linear time frame, but interconnected.
Texto completo:
Disponível
Coleções:
Bases de dados internacionais
Base de dados:
LILACS
Assunto principal:
Atividades de Lazer
Idioma:
Português
Revista:
Licere (Online)
Assunto da revista:
Educação Física
Ano de publicação:
2021
Tipo de documento:
Artigo
País de afiliação:
Brasil
Instituição/País de afiliação:
Universidade Federal do Paraná (UFPR)/BR