Your browser doesn't support javascript.
loading
Papel do enfermeiro gestor na implementação de estratégias para diminuir a ocorrência de erros de medicação, num Serviço de Urgência / Role of the nurse manager in the implementation of strategies to reduce the occurrence of medication errors in an Emergency Service
Coimbra; s.n; maio 2022. 131 p. tab, ilus.
Tese em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1400922
Biblioteca responsável: PT45
Localização: PT45
RESUMO
Enquadramento A segurança do doente conquistou um lugar de destaque no setor da saúde. É reconhecida como um tema fundamental na prestação de cuidados de saúde de qualidade. O erro de medicação é um dos temas prioritários e o enfermeiro gestor tem um papel importante na sua redução.

Objetivos:

Definiu-se como objetivo geral identificar quais as estratégias que poderão ser implementadas pelo enfermeiro gestor para diminuir a ocorrência de erros de medicação, percecionados pelos enfermeiros de um SU português. Como objetivos específicos definiram-se caracterizar os erros associados à gestão de medicação; identificar a incidência de erro nas diferentes fases do processo de gestão de medicação; identificar as causas precipitantes do erro na gestão de medicação; identificar as medidas de mitigação de dano realizadas pelos profissionais; identificar se ocorreu a notificação do erro; identificar as medidas preventivas propostas pelos profissionais; perceber a importância do papel do enfermeiro gestor na garantia das melhores práticas profissionais de forma a reduzir a ocorrência de erros de medicação; e analisar a influência das variáveis sociodemográficas e profissionais na perceção dos enfermeiros, sobre o papel do enfermeiro gestor na implementação de estratégias para diminuir a ocorrência de erros de medicação.

Metodologia:

Desenvolveu-se um estudo transversal, quantitativo, descritivo-correlacional tratando-se de uma investigação por questionário. A amostra é constituída por 63 enfermeiros. O estudo decorreu num Hospital Público da região Norte de Portugal. Os dados foram analisados no IBM SPSS Statistics versão 28.

Resultados:

A formação em serviço e a implementação de políticas, diretrizes e protocolos clínicos são as estratégias que poderão ser implementadas pelo enfermeiro gestor de forma a diminuir a ocorrência de erros de medicação no SU. O incidente sem dano foi o erro de medicação mais reportado (68%) seguido do near miss (24%). A fase do processo de gestão de medicação mais referenciada foi a fase de administração (49%), seguida da fase de preparação (33%). O ambiente de trabalho (59%) seguido dos fatores individuais (43%) foram as causas precipitantes do erro na gestão de medicação mais reportadas. Quanto às medidas de mitigação de dano realizadas pelos profissionais quando confrontados com um erro de medicação, 86% vivenciaram e aprenderam com o erro individualmente, 54% aumentou a vigilância do doente e 35% notificou o enfermeiro responsável. Apenas 14% notificou o erro na plataforma da DGS Notific@. A identificação inequívoca do doente (65%) seguida da preparação de terapêutica antes da sua administração (56%) foram as medidas preventivas propostas pelos profissionais. Quando analisamos a influência das variáveis sociodemográficas e profissionais na perceção dos enfermeiros, sobre o papel do enfermeiro gestor na implementação de estratégias para diminuir a ocorrência de erros de medicação, verificamos através dos dados que apenas a hipótese relacionada com a idade dos enfermeiros foi confirmada, apesar de ser uma correlação fraca e negativa.

Conclusão:

Uma boa gestão dos erros é tão importante como reduzi-los. A experiência do erro pode desenvolver as capacidades adaptativas dos enfermeiros às diversas situações e, também, pode constituir uma forma de aprendizagem, com valor pedagógico e um marco para o desenvolvimento do conhecimento. Assim, conclui-se que é importante a implementação de estratégias pelo enfermeiro gestor de forma a diminuir a sua ocorrência.
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Enfermagem / Serviços Médicos de Emergência / Segurança do Paciente / Administração Hospitalar / Erros de Medicação Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo observacional / Estudo de prevalência / Estudo prognóstico / Estudo de rastreamento Idioma: Português Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados temática / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem Assunto principal: Enfermagem / Serviços Médicos de Emergência / Segurança do Paciente / Administração Hospitalar / Erros de Medicação Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo observacional / Estudo de prevalência / Estudo prognóstico / Estudo de rastreamento Idioma: Português Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Tese
...