Comparando a segurança da oclusão do apêndice atrial esquerdo, ablação por cateter e procedimentos combinados para a abordagem da fibrilação atrial: uma metanálise em rede / Comparing the safety of left atrial appendage occlusion, catheter ablation, and combined procedures for the management of atrial fibrillation: a network meta-analysis
Arq. bras. cardiol
; Arq. bras. cardiol;121(9 supl.1): 260-260, set.2024. graf
Article
em Pt
| CONASS, SES-SP, SESSP-IDPCPROD, SES-SP
| ID: biblio-1568574
Biblioteca responsável:
BR79.1
RESUMO
INTRODUÇÃO:
O fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo surgiu recentemente como uma alternativa segura e eficaz à terapia anticoagulante de longo prazo na prevenção de AVC e na redução dos riscos de sangramento em pacientes com FA não valvular. No entanto, o papel da combinação do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e ablação por cateter em um único procedimento ainda não está claro.OBJETIVOS:
Neste estudo, os autores buscaram comparar a segurança do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo, ablação por cateter e o procedimento combinando-os em pacientes com fibrilação atrial.MÉTODOS:
As bases de dados MEDLINE, EMBASE e a Cochrane Central foram revisadas sistematicamente em busca de estudos que relatassem o desfecho de complicações periprocedimentos na ablação por cateter e oclusão do apêndice atrial esquerdo em uma abordagem "one-stop". O procedimento combinado dessas abordagens, o fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e a ablação por cateter isoladamente foram analisados. Foi realizada uma metaanálise em rede bayesiana para estimar os efeitos relativos entre tratamentos utilizando razão de risco (RR) e para classificar cada um de acordo com a "Surface Under the Cumulative Ranking Curve" (SUCRA).RESULTADOS:
Identificamos 11 ensaios relevantes representando 3343 participantes. A avaliação dos valores SUCRA indicou que apenas o LAAC (0,84) emergiu como o tratamento mais eficaz para a redução das complicações periprocedimento, seguido por apenas ablação (0,60) e abordagem combinada (0,05). O risco de complicações periprocedimento foi maior para o grupo apenas ablação (RR 0,73; intervalo credível [CrI] 0,45, 1,1) e menor para o grupo LAAC (RR 0,62; CrI 0,35, 1,0) quando comparados ao grupo combinado. Na comparação indireta entre os grupos LAAC apenas e ablação apenas, não houve significância estatística (Odds Ratio [OR] 1,1; CrI 0,27, 4,4; p=0,60).CONCLUSÃO:
Nesta metanálise de rede, a abordagem combinada do fechamento percutâneo transcateter do apêndice atrial esquerdo e da ablação por cateter foi associada a um aumento de complicações periprocedimentos quando comparado aos procedimentos isoladamente. Portanto, deve-se avaliar cuidadosamente os benefícios e riscos de realizar esses procedimentos em conjunto, levando em consideração a segurança do paciente.
Texto completo:
1
Coleções:
06-national
/
BR
Base de dados:
CONASS
/
SES-SP
/
SESSP-IDPCPROD
Assunto principal:
Fibrilação Atrial
/
Ablação por Cateter
/
Apêndice Atrial
/
Metanálise em Rede
/
Oclusão do Apêndice Atrial Esquerdo
Idioma:
Pt
Revista:
Arq. bras. cardiol
Ano de publicação:
2024
Tipo de documento:
Article
/
Congress and conference
País de afiliação:
Brasil