Your browser doesn't support javascript.
Saberes e práticas no cuidado centrado na pessoa com feridas / Knowledge and practices in care focused on individuals with wounds
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 21(2): e20170036, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-840478
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR442.1
RESUMO

OBJETIVO:

Descrever os saberes e práticas de clientes no cuidado com feridas.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo, descritivo do tipo etnográfico, realizado de janeiro a maio de 2014, com 20 clientes com algum tipo de ferida em um ambulatório de curativos de uma Unidade Básica de Saúde do Município de Niterói. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas e, posteriormente, submetidas à análise de conteúdo.

RESULTADOS:

A categoria saberes e práticas dos clientes com feridas destacou a trajetória e evolução das feridas, a dependência do cuidado por um profissional de saúde e o uso de práticas alopáticas e populares advindas de informações com familiares e pessoas de convivência.

CONCLUSÃO:

Conhecer saberes e práticas dos clientes no cuidado com feridas permite o desenvolvimento do cuidado cultural e favorece a elaboração de um plano de cuidados congruente com a sua cultura, tornando-os mais participativos no processo de cuidar e se cuidar.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Ferimentos e Lesões / Centros de Saúde / Assistência Centrada no Paciente / Pesquisa Qualitativa / Cuidados de Enfermagem Limite: Adulto / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Esc. Anna Nery Rev. Enferm Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal Fluminense/BR