Your browser doesn't support javascript.
O processo de transferência de conhecimento: uma questão sobre o ensino de enfermagem psiquiátrica / The process of knowledge transference: a matter concerning of teaching of psychiatric nursing
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 21(3): e20160356, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-840493
Biblioteca responsável: BR1.1
Localização: BR442.1
RESUMO

OBJETIVOS:

Identificar as estratégias utilizadas pelos docentes para compartilhar os conteúdos de Enfermagem Psiquiátrica e de Saúde Mental; descrever as etapas do compartilhamento de saberes à luz do processo de transferência do conhecimento.

MÉTODO:

Pesquisa qualitativa, descritivo-exploratório do tipo estudo de caso, realizado com seis docentes e 23 discentes, a produção dos dados se deu por entrevista semiestruturada e grupo focal. Para a análise dos dados foi utilizado o modelo SECI de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização.

RESULTADOS:

Os docentes efetuaram a socialização e a externalização, mas não deixam claro a avaliação e as estratégias de ensino-aprendizagem. A combinação foi concretizada, mas a internalização demonstrou-se inacabada, apesar de sugerir uma tentativa de alcança-la.

CONCLUSÃO:

A viabilidade e a aplicabilidade do processo de transferência de conhecimento para o ensino de Enfermagem Psiquiátrica foram comprovadas.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: BDENF - Enfermagem / LILACS Assunto principal: Enfermagem Psiquiátrica / Estudantes de Enfermagem / Saúde Mental / Conhecimento / Pesquisa Qualitativa / Docentes de Enfermagem / Aprendizagem Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Esc. Anna Nery Rev. Enferm Assunto da revista: Enfermagem Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Federal University of Rio de Janeiro/BR