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Qualidade de vida de pessoas com doença de Parkinson após o tratamento com realidade virtual não imersiva / Quality of life of people with Parkinson's disease after treatment with non-immersive virtual reality
Sanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes; Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Santana, Charleny Mary Ferreira; Ângelo, Thaisa Damasceno de Albuquerque; Silva, Juliana Patrícia de Araújo; Câmara, Sarah Buarque; Asano, Amdore Guescel; Lins, Otávio Gomes.
Afiliação
  • Sanguinetti, Danielle Carneiro de Menezes; Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Terapia Ocupacional. Recife. BR
  • Coriolano, Maria das Graças Wanderley de Sales; Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Anatomia. Recife. BR
  • Santana, Charleny Mary Ferreira; Universidade Federal de Pernambuco. Recife. BR
  • Ângelo, Thaisa Damasceno de Albuquerque; Universidade Federal de Pernambuco. Recife. BR
  • Silva, Juliana Patrícia de Araújo; Universidade Federal de Pernambuco. Recife. BR
  • Câmara, Sarah Buarque; Universidade Federal de Pernambuco. Recife. BR
  • Asano, Amdore Guescel; Universidade Federal de Pernambuco. Hospital das Clínicas. Recife. BR
  • Lins, Otávio Gomes; Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento. Recife. BR
Acta fisiátrica ; 23(2): 85-88, jun. 2016. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-848803
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

Objetivo:

Analisar a influência do tratamento com jogos em realidade virtual não imersiva (RVNI) na qualidade de vida (QV) de pessoas com doença de Parkinson (DP).

Métodos:

Ensaio clínico não controlado, com 14 pessoas com DP entre os estágios I a IV da DP. O tratamento com RVNI ocorreu em 6 meses, com 1 avaliação inicial e 2 reavaliações trimestrais. Os instrumentos de medida de resultado foram o Questionário da Doença de Parkinson-39 (PDQ-39) e Questionário de Autopercepção de Desempenho. No protocolo de tratamento foi utilizado o Kinect® para Xbox 360 e os jogos Kinect Advenctures®, Your Shape Fitness Evolved® e Kinect Sports®. Na análise estatística do PDQ-39 foi aplicado o teste de Wilcoxon (p ≤ 0,05) e para o Questionário de Autopercepção de Desempenho foi empregada a análise qualitativa de conteúdo temático, com identificação de seis categorias.

Resultados:

Houve significância estatística após o período de 3 meses de tratamento com os jogos em RVNI, especificamente na mobilidade, bem estar emocional, estigma, cognição e pontuação total do PDQ-39. Depois de 6 meses de tratamento os resultados se mantiveram, não havendo novos ganhos. No entanto, por uma doença neurodegenerativa essa manutenção dos ganhos é favorável para o prognóstico funcional dos pacientes. Nas categorias temáticas, destacaram-se relatos de melhora na mobilidade, atividades de vida diária, bem estar emocional, estigma e desconforto corporal.

Conclusão:

O tratamento com RVNI beneficia a QV de pessoas com DP, principalmente quando abrange a mobilidade, bem estar emocional, estigma e cognição
ABSTRACT

Objective:

To analyze the influence of treatment with non-immersive virtual reality games (VR) on the quality of life (QOL) of people with Parkinson's disease (PD).

Methods:

Uncontrolled clinical trial using 14 people with PD between stages I and IV of PD. Treatment with NIVR occurred for 6 months, 1 initial assessment and 2 quarterly re-evaluations. The instruments to measure the results were the Parkinson's Disease Questionnaire (PDQ-39) and a Self-Perception of Performance Questionnaire. The treatment protocol used was Kinect® for Xbox 360, and the following games Kinect Advenctures®, Your Shape Fitness Evolved®, and Kinect Sports®. Statistical analysis of the PDQ-39 used the Wilcoxon test (p ≤ 0.05) while the Self-Perception of Performance Questionnaire was analyzed qualitatively for thematic content, identifying six categories.

Results:

There was a statistically significant difference after 3 months of treatment with the NIVR games in terms of mobility, emotional well-being, stigma, cognition, and total score of the PDQ-39. After 6 months of treatment the results were maintained, but no further gains. However, for a neurodegenerative disease this maintenance of gains is favorable for the functional prognosis of the patients. In the thematic categories, what stood out was an improvement of reports on mobility, activities of daily living, emotional well-being, stigma, and bodily discomfort.

Conclusion:

Treatment with NIVR benefits QOL of people with PD, especially including mobility, emotional well-being, stigma, and cognition
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Doença de Parkinson / Terapia Ocupacional / Jogos de Vídeo / Realidade Virtual Tipo de estudo: Ensaio clínico controlado / Guia de prática clínica / Estudo prognóstico Aspecto: Preferência do paciente Limite: Humanos Idioma: Inglês / Português Revista: Acta fisiátrica Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Pernambuco/BR

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Doença de Parkinson / Terapia Ocupacional / Jogos de Vídeo / Realidade Virtual Tipo de estudo: Ensaio clínico controlado / Guia de prática clínica / Estudo prognóstico Aspecto: Preferência do paciente Limite: Humanos Idioma: Inglês / Português Revista: Acta fisiátrica Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2016 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal de Pernambuco/BR
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