Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação histopatológica comparativa do movimento dentário em ratos jovens com hipocalcemia e hipovitaminose D / Histopathological comparative evaluation of experimental tooth movement in deficient calcium and vitamin D young rats
Selaimen, Cássio Rodrigo Panitz; Martins, Joel Claudio da Rosa; César, Thais Borges; Raveli, Dirceu Barnabé; Benatti Neto, Carlos; Lia, Raphael Carlos Comelli.
Afiliação
  • Selaimen, Cássio Rodrigo Panitz; s.af
  • Martins, Joel Claudio da Rosa; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Odontologia de Araraquara.
  • César, Thais Borges; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Odontologia de Araraquara.
  • Raveli, Dirceu Barnabé; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Odontologia de Araraquara.
  • Benatti Neto, Carlos; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Odontologia de Araraquara.
  • Lia, Raphael Carlos Comelli; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Odontologia de Araraquara.
Ortodon. gaúch ; 1(2): 104-20, maio-dez. 1997. ilus
Artigo em Português | BBO - Odontologia | ID: biblio-852907
Biblioteca responsável: BR541.1
Localização: BR541.1/BR97.1
RESUMO
A movimentação dentária depende diretamente da remodelação óssea. O potencial fisiológico para esse evento depende de trocas metabólicas intensas, sendo o balanço dietético de cálcio e vitamina D de extrema importância. Deficiência no equilíbrio desses componentes nutricionais são comuns entre crianças e adolescentes nos dias atuais. A fim de avaliar as influências de uma dieta deficiente em cálcio e vitamina D durante o movimento ortodôntico, foi instalado em 30 ratos Wistar um dispositivo ortodôntico, constituído de mola de NiTi produzindo uma força menor do que 50g. Os dentes utilizados foram os primeiros molares e os incisivos inferiores direitos. Os ratos do grupo experimental, em número de 15, foram submetidos à dieta deficiente em cálcio e vitamina D, durante 30 dias que precederam a instalação do dispositivo ortodôntico, assim como durante os dias do experimento. Sob as mesmas condições ortodônticas, 15 ratos do grupo controle receberam uma dieta equilibrada. A movimentação ortodôntica, assim como o sacrifício dos grupos foram divididos em três períodos de 1, 7 e 14 dias. A avaliação histopatológica nas colorações H&E e tricrômico de Masson mostraram que o cálcio e a vitamina D tem uma marcante influência na remodelação óssea frente ao movimento ortodôntico. Os resultados mostraram uma redução na formação óssea da crista interradicular. A resposta morfológica não foi alterada na seqüência dos seus eventos, mostrando significantes diferenças na estrutura do ligamento periodontal e do osso alveolar, as quais se exacerbaram nos períodos mais longos (7 e 14 dias). A estrutura do cemento exibiu menos reabsorção no grupo experimental. Esse estudo demonstrou o comprometimento da remodelação óssea durante o tratamento ortodôntico quando ocorre restrição dietética de cálcio e vitamina D
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados nacionais Base de dados: BBO - Odontologia Assunto principal: Ortodontia / Técnicas de Movimentação Dentária / Vitamina D / Cálcio / Ciências da Nutrição Limite: Animais Idioma: Português Revista: Ortodon. gaúch Ano de publicação: 1997 Tipo de documento: Artigo
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados nacionais Base de dados: BBO - Odontologia Assunto principal: Ortodontia / Técnicas de Movimentação Dentária / Vitamina D / Cálcio / Ciências da Nutrição Limite: Animais Idioma: Português Revista: Ortodon. gaúch Ano de publicação: 1997 Tipo de documento: Artigo
...