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Análise das impressões plantares de bailarinas através de parâmetros plantigráficos / Analysis of plantar prints of ballet dancers through plantigraphy parameters
Gomes, Ana Vannise de Melo; Alencar, Darlan de Oliveira; Santos, Nandeyara Cardoso dos; Costa, Rebeca Conceição Torres Santos da.
Afiliação
  • Gomes, Ana Vannise de Melo; Docente do Curso de Fisioterapia da Uninovafapi. Teresina PI. BR
  • Alencar, Darlan de Oliveira; Uninominal. Teresina PI. BR
  • Santos, Nandeyara Cardoso dos; Teresina PI. Teresina PI. BR
  • Costa, Rebeca Conceição Torres Santos da; Especialista em fisioterapia traumato-ortopédica manipulativa pela CEUT. Teresina/PI. BR
Fisioter. Bras ; 18(3): f:267-I: 275, 2017000.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-905444
Biblioteca responsável: BR1561.1
ABSTRACT

Introduction:

The classical ballet is a dance that most of the times uses extreme positions such as extern rotation of the hips and plantar flexion of ankles and feet. These last ones may suffer morpho structural alterations.

Objective:

The objective of this study was to analyze the plantar prints of classical dancers through plantigraphy parameters.

Methods:

It is an observational descriptive study carried out with a sample of 66 classical dancers of Teresina/PI, 17.0 ± 3.1 years old and with at least 2 years of practice. The evaluation instrument used was a PODO tech brand plantigraph and the classification followed Viladot criteria. Data were analyzed using descriptive statistics and the Pearson linear correlation test.

Results:

We observed the prevalence of cavus deformity (62.1%) followed by normal feet (36.4%) and flatfoot (1.5%). There was no correlation between the type of feet and the period of practice. However, it has been found a weak and moderate correlation between feet type and the points of overpressure and pain, respectively.

Conclusion:

The practice of classical ballet contributes to the formation of cavus deformity, requiring intervention against possible damage that may be associated to this fact. (AU)
RESUMO

Introdução:

O ballet clássico é uma dança que na maioria das vezes utiliza posições extremas como rotação externa dos quadris e flexão plantar de tornozelos e pés. Podendo, estes últimos, sofrerem alterações morfo-estruturais.

Objetivo:

O objetivo do estudo foi analisar as impressões plantares de bailarinas clássicas através de parâmetros plantigráficos. Material e

métodos:

Trata-se de um estudo descritivo observacional que foi realizado numa amostra de 66 bailarinas clássicas da cidade de Teresina/PI, com média de idade de 17,0 ± 3,1 anos e no mínimo 2 anos de prática. O instrumento avaliativo utilizado foi um plantígrafo da marca PODO tech e a classificação seguiu os critérios definidos por Viladot. Os dados foram analisados por estatística descritiva e pelo teste de correlação linear de Pearson.

Resultados:

Verificou-se prevalência de pés cavos (62,1%), seguido por pés normais (36,4%) e pé plano (1,5%). Não houve correlação entre o tipo de e o tempo de prática. Contudo, encontrou-se correlação fraca e moderada entre o tipo de e os pontos de hiperpressões e as dores, respectivamente.

Conclusão:

A prática do ballet clássico contribui para a formação de um pé cavo, sendo necessária intervenção frente a possíveis danos que possam estar associados a este fato. (AU)
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Dança / Dermatoglifia Limite: Adolescente / Adulto / Feminino / Humanos Idioma: Português Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Docente do Curso de Fisioterapia da Uninovafapi/BR / Especialista em fisioterapia traumato-ortopédica manipulativa pela CEUT/BR / Teresina PI/BR / Uninominal/BR

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