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Benefícios do video game em pacientes com sequelas de acidente vascular cerebral / Benefits of virtual reality in patients with sequelae of stroke
Grossi, Mariana; Fabrin, Saulo; Soares, Nayara; Regalo, Simone Cecilio Hallak; Zanella, Cesar Augusto Bueno; Verri, Edson Donizetti.
Afiliação
  • Grossi, Mariana; Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física e Bacharel em Fisioterapia na Universidade de Ribeirão Preto/SP. Ribeirão Preto/SP. BR
  • Fabrin, Saulo; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRPUSP. Ribeirão Preto- SP. BR
  • Soares, Nayara; Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRPUSP. Ribeirão Preto- SP. BR
  • Regalo, Simone Cecilio Hallak; Professora Titular do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. BR
  • Zanella, Cesar Augusto Bueno; Docente do Claretiano Centro Universitário de Batatais/SP. Batatais/SP. BR
  • Verri, Edson Donizetti; Laboratório de Biomecânica do Movimento - Labim, Batatais/SP. Batatais/SP. BR
Fisioter. Bras ; 18(3): f:356-I:361, 2017000.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-905903
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO

Introdução:

As alterações motoras são uma das principais incapacidades de indivíduos acometidos pelo AVC, de forma que as limitações físicas e psicológicas estão proporcionalmente ligadas a extensão da lesão, que compromete o nível funcional das atividades de vida diária.

Objetivo:

Identificar os benefícios proporcionados pelo video game em pacientes com sequelas pós Acidente Vascular Cerebral.

Metodologia:

Procedimento realizado em dois pacientes de ambos os gêneros com diagnóstico clínico de AVC e média de idade de 62 anos, submetidos aos testes pré de escala de equilíbrio de Berg, descarga de peso com Wii Fit, avaliação da cadência de marcha, teste de caminhada de seis minutos, teste de passo e passada. Após período de reabilitação constituído por dez sessões de treinamento específico para equilíbrio os pacientes foram reavaliados.

Resultados:

Verificou-se por meio de análise comparativa dos índices obtidos antes e após o processo de reabilitação que houve melhor desempenho na relação entre o equilíbrio postural e as características funcionais da marcha.

Conclusão:

Conclui-se, portanto, ser favorável a utilização do video game no auxílio ao tratamento fisioterapêutico, pois a proposta e os resultados produzidos nas variáveis analisadas demonstram que o console Nintendo® Wii foi eficaz no ganho de equilíbrio dos pacientes e por consequência na evolução do padrão de marcha. (AU)
ABSTRACT

Introduction:

The motor disorders are a major disability of individuals affected by stroke, so that the physical and psychological limitations are proportionally linked to the extent of the injury, which compromises the functional level of activities of daily life.

Objective:

To identify the benefits offered by video game in patients with post stroke sequelae.

Methods:

Procedure performed in two patients of both genders with a clinical diagnosis of stroke, mean age 62 years, who performed the pre tests Berg Balance Scale, discharge weight with Wii Fit, evaluation of gait cadence, six-minute walk test and step test. After period prescribed rehabilitation consisting of ten sessions of training specific to balance the patients were reassessed.

Results:

It was found by comparative analysis of the scores obtained before and after the rehabilitation process that there was better relationship between the postural balance and functional gait characteristics.

Conclusion:

It is therefore concluded, that the use of virtual reality helps in the physiotherapy because the proposal and the results produced in the variables analyzed show that the Nintendo ® Wii console has been effective in improving the balance of patients and consequently the evolution of the gait. (AU)
Assuntos

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Jogos de Vídeo / Acidente Vascular Cerebral Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: SP+BR / SP+BR / SP+BR / Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRPUSP/BR / Professora Titular do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)/BR
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Jogos de Vídeo / Acidente Vascular Cerebral Tipo de estudo: Estudo prognóstico Limite: Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2017 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: SP+BR / SP+BR / SP+BR / Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRPUSP/BR / Professora Titular do Departamento de Morfologia, Fisiologia e Patologia Básica da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP)/BR
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