Your browser doesn't support javascript.
loading
Tratamento ambulatorial com metotrexato em altas doses: impacto das orientações prestadas pelo enfermeiro: uma experiência do serviço de pediatria do Instituto Nacional de Câncer
Rio de Janeiro; INCA; 2010. 39 p.
Monografia em Português | BDENF - Enfermagem, Coleciona SUS, Inca | ID: biblio-936430
Biblioteca responsável: BR440.1
Localização: BR440.1; 616.99471061, L732t MON
RESUMO
O osteossarcoma é o mais frequente tumor sólido de osso e o metotrexato está entre os primeiros agentes a mostrar eficácia no seu tratamento. O regime ambulatorial de metotrexato em altas doses (HDMTX) tem como vantagens a redução de atrasos por falta de vagas para internação, redução de custos com o tratamento e permite que os pacientes e suas famílias tenham uma rotina mais próxima do cotidiano; entretanto, exige um grande número de cuidados a serem realizados em domicílio, com um significativos risco de toxicidades caso não haja a adequada implementação dessa prática.

Objetivo:

descrever as orientações de enfermagem para o autocuidado em domicílio, em pacientes pediátricos submetidos ao tratamento ambulatorial de metotrexato em altas doses, no Tratamento ambulatorial com metotrexato em altas doses impacto das orientações prestadas pelo enfermeiro uma experiência do serviço de pediatria do Instituto Nacional de Câncer, sob a ótica do perfil da clientela, toxicidades e falhas na implementação do tratamento.

Métodos:

estudo retrospectivo e decritivo realizado no Tratamento ambulatorial com metotrexato em altas doses impacto das orientações prestadas pelo enfermeiro uma experiência do serviço de pediatria do Instituto Nacional de Câncer com 27 crianças/adolescentes, incluídos no "Protocolo do Grupo Cooperativo Brasileiro de Tratamento de Osteossarcoma (GBTO 2006) para pacientes metásticos e não metásticos"; no período de junho de 2008 a setembro de 2010.

Resultados:

Foram incluídos 26 pacientes, com um total de 212 ciclos de metotrexato em altas doses, maioria do sexo masculino (59,3%), com uma média de idade de 14 anos, e predomínio do primeiro grau incompleto (81,5%), como escolaridade. Foi percebido um maior percentual de indivíduos na faixa normal do nível sérico do metotrexato para cada um dos horários, no regime ambulatorial. Além disso, o número de toxicidades grau III e IV foi maior no regime de internação (23%) do que no ambulatorial (17%). No contexto e complexidade das ações a serem desenvolvidas em domicílio e que permitem a infusão do metotrexato em altas doses em regime ambulatorial, se enfatiza a função do enfermeiro como educador. Seguimentos das orientações de enfermagem ingesta hídrica, verificação do pH urinário, verificação do volume urinário, manipulação segura da urina, administração das cápsulas de bicarbonato de sódio, administração dos comprimidos de ácido folínico e orientações gerais. No total, 16 crianças e adolescentes foram submetidas ao regime ambulatorial de metotrexato em altas doses no INCA, no período de coleta de dados desse estudo, correspondendo a 109 infusões ambulatoriais. Quanto ao sexo, a maioria era do sexo masculino (56,3%), com idade variando entre 6 a 16 anos e 1º grau incompleto (75%) como escolaridade. A maioria (62,5%) mostrou-se capaz de reproduzir as orientações fornecidas pelo enfermeiro durante as consultas de enfermagem. Dos que apresentaram dificuldades, a mais citada foi a ingesta hídrica, que deve ser de 3000ml/m²/24h. Em todos os casos, a mãe foi a principal cuidadora, com idade variando entre 29 a 48 anos tendo como escolaridade, primeiro grau incompleto (62,5%). Em 37,5% dos casos, as cuidadoras contaram com o apoio da rede familiar para dividir parte das ações de controle em domicílio.

Conclusão:

Com uma rotina bem estruturada pautada em orientações de enfermagem para o autocuidado, tem sido possível administrar o HDMTX ambulatorial com segurança, diminuir os custos gerados pela internação hospitalar para o controle e oferecer uma rotina diária mais próxima da normalidade para as crianças/adolescentes portadores de osteossarcoma e seus familiares.
Assuntos
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem / Coleciona SUS / Inca Assunto principal: Neoplasias Ósseas / Osteossarcoma / Metotrexato / Dissertações Acadêmicas como Assunto / Tratamento Farmacológico / Toxicidade / Cuidados de Enfermagem Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo observacional Limite: Adolescente / Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Monografia
Buscar no Google
Coleções: Bases de dados nacionais / Brasil Base de dados: BDENF - Enfermagem / Coleciona SUS / Inca Assunto principal: Neoplasias Ósseas / Osteossarcoma / Metotrexato / Dissertações Acadêmicas como Assunto / Tratamento Farmacológico / Toxicidade / Cuidados de Enfermagem Tipo de estudo: Guia de prática clínica / Estudo observacional Limite: Adolescente / Criança / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Português Ano de publicação: 2010 Tipo de documento: Monografia
...