Your browser doesn't support javascript.
AGREE II - Uma ferramenta para avaliar a qualidade e o relato de guidelines. Estudo descritivo / AGREE II - A tool for evaluate the quality and reporting of guidelines. Descriptive study
Diagn. tratamento ; 23(4): [141-146], out-dez 2018. tab, fig
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-987476
Biblioteca responsável: BR12.1
Localização: BR12.1
RESUMO

INTRODUÇÃO:

Guidelines em saúde somente terão benefícios potenciais se tiverem sido planejadas e desenvolvidas com alto rigor metodológico.

OBJETIVOS:

Apresentar e descrever os itens da ferramenta Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation, AGREE II.

MÉTODOS:

Estudo descritivo realizado na Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

RESULTADOS:

Os 23 itens da ferramenta AGREE II foram apresentados em sua versão em português, assim como as recomendações para sua aplicação.

CONCLUSÃO:

O AGREE II é uma ferramenta internacional, já disponível em vários idiomas, e que avalia o rigor metodológico e a transparência com que uma guideline é desenvolvida. Pode ser aplicada a guidelines novas, já existentes ou atualizações de guidelines prévias. O uso do AGREE II no desenvolvimento de guidelines em saúde precisa ser disseminado, uma vez que tais guidelines somente terão benefícios potenciais se tiverem sido planejadas e desenvolvidas com alto rigor metodológico.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Protocolos Clínicos / Guias de Prática Clínica como Assunto / Medicina Baseada em Evidências / Fidelidade a Diretrizes / Metodologia Tipo de estudo: Guia de prática clínica Idioma: Português Revista: Diagn. tratamento Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo/BR