Efeito de ultradiluições homeopáticas em modelos in vitro: revisão da literatura / Effects of homeopathic high dilutions on in vitro models: literature review
Rev. homeopatia (São Paulo)
; 80(1/2,supl): 57-65, 2017. tab
Artigo
em Português
| HomeoIndex - Homeopatia | ID: hom-12047
Biblioteca responsável:
BR926.1
RESUMO
INTRODUÇÃO:
Existem questionamentos quanto aos efeitos das ultradiluições (UDs) homeopáticas por ultrapassarem o número de Avogadro.OBJETIVO:
Realizar uma revisão da literatura sobre os efeitos das UDs em modelos in vitro.MÉTODOS:
Foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed de estudos sobre UDs simples em modelos in vitro a partir de 2007.RESULTADOS:
28 publicações cumpriram os critérios de inclusão/exclusão; 26 estudos demonstraram efeitos evidentes de UDs simples em modelos in vitro, a maioria originada em países onde a homeopatia tem alto grau de institucionalização.CONCLUSÕES:
Estudos in vitro demonstram inquestionavelmente a atividade biológica de UDs acima do número de Avogadro, dando conta do efeito das mesmas na prática clínica. A maioria das pesquisas se origina em países onde a homeopatia é uma racionalidade médica oficialmente aceita, o que facilita o acesso a recursos de pesquisa. (AU)Similares
MEDLINE
...
LILACS
LIS