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Suicidal behaviors and sedentary behavior in adolescents: systematic review and meta-analysis / Comportamientos suicidas y sedentarismo en adolescentes: revisión sistemática y metaanálisis / Comportamentos suicidas e sedentarismo em adolescentes: revisão sistemática e meta-análise
Silva, Andressa Ferreira da; Alves-Junior, Carlos Alencar Souza; Pessini, Júlia; Moraes Trindade, Erasmo Benicio Santos de; Silva, Diego Augusto Santos.
Afiliação
  • Silva, Andressa Ferreira da; Federal University of Santa Catarina. Physical Education Department. Florianópolis. Brazil
  • Alves-Junior, Carlos Alencar Souza; Federal University of Santa Catarina. Physical Education Department. Florianópolis. Brazil
  • Pessini, Júlia; Federal University of Santa Catarina. Nutrition Department. Florianópolis. Brazil
  • Moraes Trindade, Erasmo Benicio Santos de; Federal University of Santa Catarina. Nutrition Department. Florianópolis. Brazil
  • Silva, Diego Augusto Santos; Federal University of Santa Catarina. Physical Education Department. Florianópolis. Brazil
Rev. andal. med. deporte ; 15(2): 72-79, Jun. 2022. ilus, tab, graf
Artigo em Inglês | IBECS | ID: ibc-209906
Biblioteca responsável: ES1.1
Localização: ES15.1 - BNCS
ABSTRACT

Objective:

To determine the association between suicidal behaviors (ideation, planning and attempt) and sedentary behavior in adolescents.

Method:

Systematic searches were performed in eight databases (MEDLINE/PubMed; Web of Science; Scopus; SPORTDiscus; LILACS; SciELO; PsycINFO;CINAHL). The effect measures used for meta-analysis were odds ratios and 95% confidence intervals, directly collected from included studies.

Results:

Eleven studies were included in the systematic review and six articles were included in the meta-analysis. The meta-analysis showed thatadolescents who used video games/computers for ≥3 hours/day were more likely of having suicidal ideation. Adolescents who used television or videogame/computer for ≥3 hours/day were more likely of having suicide attempt. Boys who spent ≥3 hours/day in combined sedentary behavior were lesslikely of having suicidal attempt.

Conclusions:

There is an increased likelihood of suicidal behaviors, in special suicide ideation and attempt in adolescents who used videogames/computers and watched television for ≥3 hours/day.(AU)
RESUMEN

Objetivo:

Determinar la asociación entre comportamientos suicidas (ideación, planificación e intento) y sedentarismo en adolescentes.

Método:

Se realizaron búsquedas sistemáticas en ocho bases de datos (MEDLINE/PubMed; Web of Science; Scopus; SPORTDiscus; LILACS; SciELO;PsycINFO; CINAHL). Las medidas de efecto fueron los odds ratios y intervalos de confianza del 95%, recopilados directamente de los estudios.

Resultados:

Se incluyeron once estudios en la revisión sistemática y seis estudios en el metanálisis. El metanálisis mostró que los adolescentes que usabanvideojuegos/computadoras durante ≥3 horas/día tenían más probabilidades de tener ideación suicida. Los adolescentes que usaban televisión yvideojuego/computadora durante ≥3 horas/día tenían más probabilidades de tener un intento de suicidio. Los niños que pasaron ≥3 horas/día incomportamientos sedentarios combinados tenían más probabilidades de tener intento de suicidio.

Conclusiones:

Existe una mayor probabilidad de conductas suicidas, en ideación e intento de suicidio en adolescentes que usaronvideojuegos/computadoras y vieron televisión durante ≥3 horas/día.(AU)
RESUMO

Objetivo:

Determinar a associação entre comportamentos suicidas (ideação, planejamento e tentativa) e comportamento sedentário em adolescentes.

Método:

Pesquisas sistemáticas foram realizadas em oito bancos de dados (MEDLINE/PubMed; Web of Science; Scopus; SPORTDiscus; LILACS; SciELO;PsycINFO; CINAHL). As medidas de efeito utilizadas para a metanálise foram odds ratio e intervalos de confiança de 95%, coletados diretamente dosestudos.

Resultados:

Onze estudos foram incluídos na revisão sistemática e cinco artigos foram incluídos na meta-análise. A meta-análise mostrou que osadolescentes que usavam videogame/computador por ≥3 horas/dia tinham maiores chances de ter ideação suicida. Os adolescentes que usavamtelevisão ou videogame/computador por ≥3 horas/dia apresentaram maiores chances de tentativa de suicídio. Os meninos com ≥3 horas/dia emcomportamentos sedentários combinados apresentaram menores chances de reportar tentativas de suicídio.

Conclusões:

Existe maiores chances de comportamentos suicidas, em especial ideação e tentativa de suicídio em adolescentes que usavamvideogame/computador e assistiam televisão por ≥3 horas/dia.(AU)
Assuntos


Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Espanha Base de dados: IBECS Assunto principal: Suicídio / Tentativa de Suicídio / Comportamento do Adolescente / Comportamento Sedentário / Ideação Suicida Limite: Adolescente / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Inglês Revista: Rev. andal. med. deporte Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Federal University of Santa Catarina/Brazil

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados nacionais / Espanha Base de dados: IBECS Assunto principal: Suicídio / Tentativa de Suicídio / Comportamento do Adolescente / Comportamento Sedentário / Ideação Suicida Limite: Adolescente / Feminino / Humanos / Masculino Idioma: Inglês Revista: Rev. andal. med. deporte Ano de publicação: 2022 Tipo de documento: Artigo Instituição/País de afiliação: Federal University of Santa Catarina/Brazil
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