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Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão / Internet and videogame addiction: a review
Abreu, Cristiano Nabuco de; Karam, Rafael Gomes; Góes, Dora Sampaio; Spritzer, Daniel Tornaim.
Afiliação
  • Abreu, Cristiano Nabuco de; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria. São Paulo. BR
  • Karam, Rafael Gomes; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria. Porto Alegre. BR
  • Góes, Dora Sampaio; Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Instituto de Psiquiatria. São Paulo. BR
  • Spritzer, Daniel Tornaim; Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas: Psiquiatria. Porto Alegre. BR
Rev. bras. psiquiatr ; 30(2): 156-167, jun. 2008. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-485249
Biblioteca responsável: BR1.1
RESUMO

OBJETIVO:

Com a inclusão das novas tecnologias contemporâneas, a Internet e os jogos eletrônicos tornaram-se ferramentas de uso amplo e irrestrito, transformando-se em um dos maiores fenômenos mundiais da última década. Diversas pesquisas atestam os benefícios desses recursos, mas seu uso sadio e adaptativo progressivamente deu lugar ao abuso e à falta de controle ao criar severos impactos na vida cotidiana de milhões de usuários. O objetivo deste estudo foi revisar de forma sistemática os artigos que examinam a dependência de Internet e jogos eletrônicos na população geral. Almejamos, portanto, avaliar a evolução destes conceitos no decorrer da última década, assim como contribuir para a melhor compreensão do quadro e suas comorbidades.

MÉTODO:

Foi feita uma revisão sistemática da literatura através do MedLine, Lilacs, SciELO e Cochrane usando-se como parâmetro os termos "Internet addiction", pathological "Internet use", "problematic Internet use", "Internet abuse", "videogame", "computer games" e "electronic games". A busca eletrônica foi feita até dezembro de 2007. DISCUSSÃO Estudos realizados em diferentes países apontam para prevalências ainda muito diversas, o que provavelmente se deve à falta de consenso e ao uso de diferentes denominações, dando margem à adoção de distintos critérios diagnósticos. Muitos pacientes que relatam o uso abusivo e dependência passam a apresentar prejuízos significativos na vida profissional, acadêmica (escolar), social e familiar.

CONCLUSÕES:

São necessárias novas investigações para determinar se esse uso abusivo de Internet e de jogos eletrônicos pode ser compreendido como uma das mais novas classificações psiquiátricas do século XXI ou apenas substratos de outros transtornos.
ABSTRACT

OBJECTIVE:

With the introduction of the new technologies to our daily lives, the Internet and electronic games have become widely and unrestrictedly used tools and one of the major global phenomena in the last decade. Several investigations have attested the benefits from such resources; however, their healthy, adaptive use progressively gave place to their abuse and the lack of control, which have severely impacted on the daily life of millions of users. The objective of this study was to systematically review the articles looking into Internet and electronic games addiction in the general population. We intend, therefore, to evaluate the progression of these concepts in the course of the last decade, as well as contributing to better understand this condition and its comorbidities.

METHOD:

A systematic literature review was conducted by means of MedLine, Lilacs, SciELO, and Cochrane using the following terms as a parameter "Internet addiction", "pathological internet use", "internet abuse", "videogame" , "computer games" and "electronic games". The electronic search was done up to December 2007.

DISCUSSION:

Studies conducted in distinct countries still indicate very different prevalence rates; this is probably due to the absence of consensus and the use of diverse names, which brings about the adoption of distinct diagnostic criteria. Many patients reporting abusive use and dependence show significant consequences to their professional, academic (school), social and family lives.

CONCLUSIONS:

Further investigations are needed to determine whether this abusive Internet and electronic game use should be understood as one of the newest psychiatric classifications of the 21st century or just substrates of other disorders.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Comportamento Aditivo / Jogos de Vídeo / Internet / Transtornos Disruptivos, de Controle do Impulso e da Conduta Tipo de estudo: Estudo de prevalência Limite: Humanos Idioma: Português Revista: Rev. bras. psiquiatr Ano de publicação: 2008 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul/BR / Universidade de São Paulo/BR

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