Your browser doesn't support javascript.
loading
Os deslocamentos entre o imaginário do trabalho e do lazer na poesia de Chico Buarque de Hollanda: o lado contrário da vida, o lado contrário da dor / Los desplazamientos entre el imaginario del trabajo y de la diversión en la poesía de Chico Buarque de Hollanda: el lado contrario de la vida, el lado contrario del dolor / The displacement between the imaginary of work and leisure in Chico Buarque of Hollanda's poetry: the contrary of life, the contrary side of pain
Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Carino, Jonaedson.
Afiliação
  • Oliveira, Eloiza da Silva Gomes de; Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Pedagogia.
  • Carino, Jonaedson; Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Imaginário ; 12(13): 171-190, dez. 2006.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-501604
Biblioteca responsável: BR85.1
RESUMO
Este artigo busca fazer um “recorte” do imaginário trabalho-lazer na nossa cultura. No mundo do trabalho, locus de profundas transformações nas últimas décadas, trabalho e lazer confluem e se opõem, mostrando ricos aspectos de deslocamento, no sentido psicanalítico do termo. Aplicamos a metodologia de análise discursiva categorial por redundância temática à música “Bom Tempo”, de Chico Buarque de Hollanda, detalhando suas relações com a dimensão simbólico- imaginária. Observamos que nesta poesia, como no restante da obra do autor, as categorias tempo, lugar e repetitividade são encontradas. O referencial teórico que dá suporte à pesquisa inclui, entre outros, Maffesoli, Durand, Castoriadis, Barbier, Vernant, Freud e Lacan. Ficaram evidentes a riqueza contida no imaginário mito-poético da música popular e a importância da abordagem do lazer sob esse ponto de vista e as interpretações da dinâmica tensional contidas no par “ócio/neg-ócio” (lazer) e a manipulação física do trabalhador, de seu tempo, de seu corpo. O poeta, ao enaltecer o lazer, ao acusar a busca do “Bom Tempo”, permitenos olhar por seus olhos a construção e a manipulação da dimensão simbólico-imaginária. Guardemos, firmemente, espaço para a esperança, permitamo-nos imaginar que “vem aí bom tempo”.
ABSTRACT
This article seeks to do a “cutting” of the work-leisure imaginary in our culture. In the world of work, locus of deep transformations in the last decades, work and leisure converge and are opposed, showing rich displacement aspects, in the psychoanalytic sense of the term. We applied the methodology of discursive analysis for thematic redundancy, to the song “Good Time”, by Chico Buarque de Hollanda, detailing its relationships with the symbolic-imaginary dimension. We observed that in this poetry, just as in the remainder of the author’s work, the categories time, place and repetition are found. The theoretical reference that gives support to the research includes, among others, Maffesoli, Durand, Castoriadis, Barbier, Vernant, Freud and Lacan. They were evident the wealth contained in the myth-poetic imaginary of the popular music and the importance of the approach of the leisure from that point of view and the interpretations of the tensional dynamics contained in the pair work-leisure and the worker’s physical manipulation, of his time, of his body. From his point of view, the poet, when exalting leisure, when accusing the search of the “Good Time”, allows the construction and the manipulation of the symbolic-imaginary dimension. Let us keep, firmly, the space for the hope, let us imagine that there “comes a good time”.
RESUMEN
Este artículo busca realizar un “recorte” del imaginario trabajo-diversión en nuestra cultura. En el mundo del trabajo, locus de profundas transformaciones en las últimas décadas, trabajo y diversión confluyem y se oponen, mostrando ricos aspectos de desplazamiento, en el sentido psicoanalítico del término. Aplicamos la metodología del análisis discursivo categorial por redundancia temática a la canción “Bom Tempo” (Buen Tiempo), de Chico Buarque de Hollanda, detallando sus relaciones con la dimensión simbólico-imaginaria. Observamos que en esta poesía, como en el resto de la obra del autor, las categorías tempo, lugar y repetitividad son encontradas. El referencial teórico que da soporte a la pesquisa inclui, entre outros, Maffesoli, Durand, Castoriadis, Barbier, Vernant, Freud y Lacan. Quedaron evidentes la riqueza contenida en el imaginario mito-poético de la música popular, la importancia del abordaje de la diversión bajo ese punto de vista, las interpretaciones de la dinámica tensional contenidas en el par “ocio/neg-ocio” (diversión) y la manipulación física del trabajador, de su tempo, de su corpo. El poeta, al enaltecer la diversión, al acusar la busca del “Bom Tempo”, nos permite ver por sus ojos la construcción y la manipulación de la dimensión simbólico-imaginaria. Guardemos, firmemente, espacio para la esperanza, permitámonos imaginar que “vem aí bom tempo” (“ahí viene un buen tiempo”).
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Trabalho / Estudos de Linguagem / Atividades de Lazer Idioma: Português Revista: Imaginário Assunto da revista: Ciências Sociais / Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Trabalho / Estudos de Linguagem / Atividades de Lazer Idioma: Português Revista: Imaginário Assunto da revista: Ciências Sociais / Psicologia Ano de publicação: 2006 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil
...