Your browser doesn't support javascript.
loading
Segurança alimentar e nutricional em crianças no município de São Paulo: desafios na formação do nutricionista / Food security for children in the city of Sao Paulo: challenges in the formation of nutritionists
São Paulo; s.n; 2011. 186 p.
Tese em Português | LILACS | ID: lil-612312
Biblioteca responsável: BR67.1
Localização: BR67.1; DR, 1058. CM. 53204/2011
RESUMO

Introdução:

É crescente a discussão da segurança alimentar e nutricional (SAN) no cenário de políticas públicas nacional, principalmente com relação à atenção à saúde infantil. O nutricionista, por sua vez, é um dos profissionais aptos para desenvolver ações visando à SAN.

Objetivo:

Analisar as habilidades e competências adquiridas durante a graduação para a atuação em SAN entre nutricionistas que trabalham com crianças na atenção básica de saúde no Município de São Paulo.

Métodos:

Estudo de natureza qualitativa, no qual foram investigados 16 nutricionistas da atenção básica de saúde graduados a partir de 2004 e 22 cursos de Graduação em Nutrição do município, tendo como referências o seu coordenador e os projetos político-pedagógicos (PPPs). A percepção acerca da formação foi verificada por meio das técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo, utilizando-se de entrevistas individuais, e de grupo focal. Os PPPs foram confrontados com referenciais teóricos da área.

Resultados:

A experiência profissional mostrou-se mais significativa do que a formação obtida na Graduação, segundo os nutricionistas. Coordenadores e nutricionistas concordam que atividades de estágios, a disciplina saúde pública e aquelas da área das ciências humanas, a discussão da atuação interdisciplinar e a abordagem transversal de SAN são relevantes para a formação do profissional. Nutricionistas tendem a apontar a formação por eles obtida como insuficiente para aquisição de habilidades e competências para atuação em SAN para crianças, enquanto que os coordenadores sinalizam que os cursos apresentam estrutura favorável para tal. Os PPPs remetem à limitação do tema de SAN para crianças com relação aos objetivos dos cursos, perfil profissional e princípios norteadores, porém indicam habilidades e competências relativas a sistemas de saúde e políticas públicas de alimentação e de nutrição.

Conclusão:

Verificou-se convergência entre nutricionistas e coordenadores ao refletirem sobre os aspectos da formação que favorecem a atuação em SAN para o público infantil no âmbito da atenção básica, como a estrutura do curso, disciplinas ministradas e estratégias de ensino. Porém, estes divergem sobre a qualidade da formação obtida/oferecida, indicando que as possíveis propostas construídas e desenvolvidas pelos cursos para o desenvolvimento de habilidades e competências não são percebidas pelos estudantes e, principalmente, limitam a sua tradução na prática profissional.
Assuntos
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção Primária à Saúde / Universidades / Recursos Humanos em Nutrição / Psicologia da Criança Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Adulto / Feminino / Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Tese
Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Atenção Primária à Saúde / Universidades / Recursos Humanos em Nutrição / Psicologia da Criança Tipo de estudo: Pesquisa qualitativa Limite: Adulto / Feminino / Humanos Idioma: Português Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Tese
...