Your browser doesn't support javascript.
Psicoterapia para a saúde sexual: resultados com um grupo de mulheres na transição menopáusica / Psicoterepia for sexual health: results with a group of women in the menopausal transition
Diagn. tratamento ; 16(4)dez. 2011.
Artigo em Português | LILACS | ID: lil-614359
Biblioteca responsável: BR12.1
RESUMO

Introdução:

Estudos epidemiológicos apontam alta prevalência de dificuldades sexuais na população geral. Alterações na resposta sexual são acentuadas com a idade.

Objetivo:

Avaliar resultados de intervenção psicoterapêutica na saúde sexual, comparando, antes e após a intervenção, a qualidade de vida e a função sexual de mulheres na transição menopáusica.

Método:

Participaram 14 pacientes, que responderam aos questionários Índice de Função Sexual Feminina (Female Sexual Function Index, FSFI) e instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida (QV). O modelo de intervenção foi psicoterapia de grupo tematizada e de tempo limitado para disfunções sexuais, com adaptações para a transição menopáusica.

Resultados:

FSFI e seus domínios desejo, orgasmo e satisfação apresentaram alterações estatisticamente significantes (P < 0,05), enquanto o índice de QV não teve alterações significantes (P > 0,05). Houve tendência de aumento no índice de função sexual e correlações positivas entre escores do FSFI e QV, após a psicoterapia.Discussão Tendência de melhora na função sexual sugere fortalecimento da saúde sexual. Componentes cognitivos e afetivos, atenção à atividade sexual e à região e responsividade genital, bem como a construção de contexto e habilidades relacionais podem ter influído na maior disponibilidade das pacientes para tal atividade. A correlação entre melhora da função sexual e qualidade de vida confirma condições emocionais como fatores de risco para as disfunções sexuais.

Conclusão:

Os índices de função sexual feminina, mas não o de qualidade de vida, apresentam variação estatisticamente significante após intervenção psicoterapêutica. Houve correlação positiva entre melhora da função sexual e da qualidade de vida.
Assuntos

Similares

MEDLINE

...
LILACS

LIS

Texto completo: Disponível Coleções: Bases de dados internacionais Base de dados: LILACS Assunto principal: Climatério / Menopausa / Saúde Sexual e Reprodutiva Aspecto clínico: Etiologia Limite: Adulto / Feminino / Humanos Idioma: Português Revista: Diagn. tratamento Assunto da revista: Medicina Ano de publicação: 2011 Tipo de documento: Artigo País de afiliação: Brasil Instituição/País de afiliação: Universidade de São Paulo/BR